Pesquisar
Close this search box.

Gol protocola propostas no Ministério Público do Trabalho

A companhia aérea Gol e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (pilotos e comissários) protocolaram ontem um documento com propostas ao Ministério Público do Trabalho, referentes à negociação sobre escalas de trabalho.
No dia 20 de agosto, a procuradora Laura Maia de Andrade promoveu uma audiência entre a empresa e os funcionários, e apresentou uma proposta preliminar de acordo. Ambas as partes tinham até ontem para se manifestar.
Os documentos devem chegar às mãos da procuradora o quanto antes, segundo o Ministério Público, e apenas as partes terão acesso ao que foi protocolado. De acordo com o que a procuradora decidir, uma nova audiência pode ser convocada para tentar fechar o acordo entre a Gol e os funcionários.
A proposta preliminar apresentada pelo Ministério Público prevê que a elaboração das escalas indique claramente o total das horas de voos, inclusive noturnas; o cumprimento das 12 horas de intervalo, das folgas e da jornada máxima de trabalho (9,5 horas seguidas); que o mesmo tripulante ou tripulação não sejam escalados para madrugadas seguidas de voo; a modificação no programa responsável pelas escalas; que a limpeza das cabines seja feita por funcionários terceirizados; e, em caso de vendas a bordo, que haja pelo menos um ou dois comissários a mais.
O Ministério Público também fez uma proposta para que a empresa estude a possibilidade de um convênio médico mais abrangente para os funcionários -uma das reclamações constantes.
Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, afirma que os funcionários agora aguardam a convocação da procuradora. Ele não quis adiantar quais as propostas do sindicato, mas, na audiência do dia 20, se manifestou favorável ao que foi proposto pelo Ministério Público.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar