Pesquisar
Close this search box.

Girassol é alternativa para produção do biocombustível

A caracterização dos riscos climáticos para o cultivo do girassol no sistema de produção de agroenergia será tema de palestra de técnicos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), durante o Show Rural Coopavel, entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, em Cascavel (PR). O girassol é uma das opções para produção de biocombustível, porque apresenta elevado teor de óleo nos grãos (38% a 53%) e seu cultivo se adapta às diversas regiões do país.

Na opinião do pesquisador da Embrapa, César de Castro, com o zoneamento climático para a cultura em 2007, disponível do site www.­agritempo.gov.br, foi possível delimitar as áreas e épocas de semeadura com maior aptidão climática pa­ra o desenvolvimento da cul­tura do girassol. “O zoneamento é um aliado do produtor, pois permite esco­lher a melhor época de cultivo –apropriado para cada região– considerando o risco hídrico”, explicou Castro.

Atualmente, o girassol ocupa cerca de 100 mil hec­tares no país. No Cerrado é uma opção preferencial co­mo segundo cultivo no ve­rão. Além da produção de­ biocombustível, o giras­sol tem potencial para aten­der os mercados de óleos comestíveis nobres, confei­taria, alimentação de pássaros, produção de silagem, farelo e torta para alimentação animal, produção ornamental e de mel, com possibilidade de exportação de grãos e óleo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar