Pesquisar
Close this search box.

Frente & Perfil: As pesquisas e o fator Hissa Abrahão

Performance

Vale lembrar que até declinar da disputa,nas véspera do prazo final de definição das candidaturas, Hissa mantinha uma ótima performance, em torno de 10% das intenções de voto em todas as pesquisas. Tudo fruto do recall proveniente da eleição de 2010, quando ele surpreendeu os favoritos Omar Aziz e Alfredo Nascimento nos debates e saiu das urnas muito bem votado, principalmente na capital.

Explicando

A decisão de Durango pesa na balança por causa da estreita relação que ele mantém hoje com o governador Omar Aziz, de quem é amigo pessoal e um dos principais consultores. O meio político interpretaria a adesão do publicitário a Arthur como algo consentido pelo chefe do Executivo, o que seria rapidamente interpretado como um apoio informal.

Propaganda eleitoral I

E, finalmente chegou o dia da propaganda no rádio e na TV. Tem gente que diz que a propaganda eleitoral gratuita na mídia eletrônica vai ser um período crucial para algumas candidaturas. Segundo os institutos de pesquisa, a audiência não é lá essas coisas. Os mais otimistas apostam em torno de 8%, principalmente em tempos de TV fechada e internet, mas os programas ajudam a criar ondas nas campanhas. Isso explica o clima denuncista que os envolve.

Propaganda eleitoral II

Muitos especialistas afirmam que o eleitor não quer mais saber de propostas virtuais. Chega de maquetes e filminhos onde tudo funciona maravilhosamente bem. Promessas impossíveis de se realizarem também devem ser banidas da propaganda eleitoral do rádio e da TV. Criatividade com inteligência devem ser as armas que os candidatos devem usar para conquistar o eleitor.

Manacapuru

Um debate realizado no Sindicato dos Professores, entre os candidatos à prefeitura e transmitido para toda a cidade pela rádio Palmeira FM movimentou a eleição em Manacapuru. Depois do debate o candidato Régis (PMDB) mostrou porque é o primeiro nas pesquisas. Mais de mil veículos, entre carros, motos e bicicletas formaram uma carreata de apoio ao candidato. A espontaneidade marcou a movimentação.

Juíza amiga

Enquanto isso, o prefeito Ângelus Figueira (PV) espalha aos quatro ventos que a juíza do pleito no município, Rosália Sarmento, reza na cartilha de seu grupo político. Isso justificaria as decisões dela, contrárias ao principal adversário dele, o ex-prefeito Washington Régis (PMDB). Nada indica que isso seja verdade, mas as afirmações do mandatário, tentando mostrar a correligionários que tem o controle da situação, apesar de estar atrás nas pesquisas, compromete o trabalho da magistrada.

Maués

O município de Maués também viveu um fim de semana movimentado. O padre Carlos (PT) reuniu milhares de pessoas num grande comício. Tinha tanta gente que até deu confusão. Os adversários aproveitaram para divulgar em vídeo a briga entre os correligionários da candidatura petista.

Parintins

Além de Manacapuru e Maués houve também uma grande movimentação eleitoral em Parintins. Apoiadores da candidatura de Messias Cursino (PDT) à prefeitura dizem acreditar que a vantagem inicial que tinha o candidato Alexandre da Carbrás (PSD) não existe mais. De acordo com os coordenadores da campanha, Messias não só tirou a diferença como já está seis pontos à frente. Para essa reviravolta foi fundamental o apoio dos 56 pastores da Assembleia de Deus.

Os 52 anos da Fieam

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, vai ter hoje uma grande oportunidade para fazer um retrato real da atual situação em que vive o setor no Estado. A Fieam será homenageada no plenário da Assembleia Legislativa pelos 52 anos de existência. O deputado Adjuto Afonso (PP) foi o autor da proposta. Boa parte do empresariado já confirmou presença.

Moacyr Alves

O Abrigo Moacyr Alves, começa, hoje, uma série de atividades com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população para a causa da pessoa com deficiência múltipla. Além de uma caminhada pelas ruas do Alvorada, as atividades vão mostrar o trabalho desenvolvido pela instituição, assim como proporcionar um momento de recreação para os internos. Música e churrasco será na sexta (24) na sede do abrigo.

Agitação

Durango Duarte agitou os bastidores da campanha eleitoral no final de semana. Espalhou-se na cidade que ele teria fechado acordo para coordenar a campanha de Arthur Neto. Tudo porque, devido a problemas pessoais, o publicitário decidiu não vincular seu instituto de pesquisas a nenhuma candidatura e somente vai fornecer serviços ao próprio tucano e aos também candidatos Henrique Oliveira (PR) e Pauderney Avelino (DEM).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar