Pesquisar
Close this search box.

França, a próxima meta

O Mundo está às portas dos XXXIII Jogos Olímpicos, que acontecerá de 26 de julho a 11 de agosto, em Paris. Com isso, a França é no momento, um dos primeiros destinos a se visitar depois que a pandemia provocada pelo Covid-19 foi controlada e a vida aos poucos volta ao normal.

Mas os jogos podem ser apenas o ponto de partida para conhecer a França, um dos principais destinos no sonho de consumo da maioria dos turistas de todo o Mundo. Além das belezas naturais e culturais, esse destino da Europa oferece um sistema viário que permite ao visitante chegar a qualquer ponto do país de carro, aproveitando as muitas atrações ao longo do caminho.

Um dos pontos mais interessantes é Poitiers, cidade localizada no centro-oeste da França às margens do Rio Clain, que parece viver entre duas realidades muito diferentes. Por um lado, seu rico passado histórico, que permitiu preservar uma abundante herança arquitetônica e cultural composta por cerca de 600 monumentos; por outro, o compromisso com o futuro que se vive a poucos quilômetros da cidade no parque Futuroscope, que se tornou a atração estrela e principal fornecedor de visitantes.

Está localizado no centro de uma região, Poitou-Charentes, pertencente à grande região Nouvelle Aquitaine, a maior de todo o país, que vai do centro da França à costa basca que faz fronteira com a Espanha, com uma atmosfera e paisagens do Sul e uma costa pura. Atlântico, no qual a natureza é protagonista, sulcada por rios e canais que a batizaram de “Veneza Verde”.

Duas figuras históricas de nomes semelhantes marcaram pontos importantes da cidade. Um deles foi Charles Martel, que impediu os mouros imparáveis que vinham da Península Ibérica, às portas de Poitiers. O outro foi San Martín. É possível, também, seguir os passos da controversa rainha Eleanor da Aquitânia com uma visita ao seu palácio e à Catedral de São Pedro.

Uma das rotas marcadas desce em direção ao chamado “bairro episcopal”, onde fica a catedral, um templo de dimensões surpreendentes, com uma intrincada filigrana em sua fachada, cheia de anjos e santos, demônios e os condenados, gárgulas e apliques de cabelo em forma de fantásticas criaturas. A poucos metros da catedral fica o Batistério de St-Jean, a mais antiga relíquia do cristianismo francês, datada do século IV.

Mas, sem dúvida, o lugar de honra é ocupado por Notre Dame la Grande, no centro da cidade. A fachada é um catecismo de pedra, onde São Hilário e São Martinho acariciam Adão e Eva, Isaías ou Nabucodonosor. O interior é igualmente fascinante e surpreendente, pois é pintado de cores de cima para baixo. Para que nada falte, nas noites de verão e durante as férias de Natal, o magnífico espetáculo de luzes do Polychromes devolve as cores originais às esculturas na fachada da igreja. Um momento mágico que não se deve perder

WTM EM SAMPA

O destino Manaus foi divulgado, de forma inédita, durante a “WTM Latin America 2023”, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 3 a 5 deste mês. A Prefeitura de Manaus teve um estande próprio de promoção turística da cidade, medindo cerca de 22 metros quadrados, em espaço de destaque na feira, onde foram divulgados os projetos capitaneados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, destacou a importância da participação de Manaus no evento que reuniu destinos internacionais e brasileiros.

PISA DAS UVAS

Após o sucesso de público alcançado na última temporada de pisa das uvas, realizada de 13 de janeiro a 19 de março, a experiência de esmagar a fruta com os pés descalços dentro de barris, passou a ser uma atração permanente na vitivinícola com sessões diárias o ano todo. Criado há 150 anos por produtores de vinhos e de sucos para celebrar os resultados das safras, o ritual ao longo do tempo tornou-se uma festa cultural, que valoriza as origens italianas e simboliza a alegria presente em épocas de colheitas. Mesmo com chuva, a atividade é promovida diariamente na Jolimont.

NOVO CHEF AZUL

A partir de 26 de abril, quando a Azul inaugura sua rota para Paris saindo de Viracopos, os clientes que voarem para a capital francesa poderão experimentar o novo menu executivo criado exclusivamente pelo chef Claude Troisgros. As refeições serão servidas no almoço e no jantar, nas classes  do Brasil para Lisboa, em Portugal, e para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, também servirão a bordo o menu, até o fim de julho de 2023.As passagens aéreas já estão sendo vendidas nos canais de atendimento da Azul e os voos serão realizados no novo Airbus A350 da companhia.

FESTA DA COLONIA

A 32ª Festa da Colônia de Gramado foi apresentada oficialmente nesta terça-feira no Parque Olivas de Gramado. O evento acontece de 27 de abril a 14 de maio, no complexo do Expogramado, em Gramado (RS) e celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município. O ex-prefeito de Gramado e anfitrião do evento, Pedro Henrique Bertolucci, proprietário do Olivas Gramado, destacou o início da Festa da Colônia em 1985 e a importância do evento para os produtores rurais. “Nossa meta é fomentar o turismo e a cultura”, disse.

WTM LATIN AMÉRICA

Os projetos para o impulsionamento do turismo na capital amazonense, além das potencialidades turísticas da cidade, ganharam destaque no estande da Prefeitura de Manaus, durante a “WTM Latin America 2023”, a maior feira da indústria de viagens e turismo da América Latina, que terminou nesta quarta-feira, em São Paulo (SP). Durante os três dias de feira, a Prefeitura de Manaus ocupou estande próprio de promoção turística da cidade, medindo quase 22 metros, ao lado de destinos, como Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Só no primeiro dia do evento, mais de 700 visitantes passaram pelo estande.

FORUM BTM

O CEOs da BBC, empresa promotora do BTM – Brazil Travel Market, confirmaram a realização da reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, com a presença dos gestores do Norte e Nordeste. O anúncio foi do empresário Breno Mesquita, que está com Claudio Júnior e equipe, participando do WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo, desde segunda-feira. Outra novidade do BTM será a presença de Thiago Akira, um dos maiores consultores de Marketing Digital no Turismo, que será o curador da grade de capacitações.

NOVO PRESIDENTE

Osvaldo Cardoso será o novo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O ato será assinado na próxima segunda-feira, pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Ele assume o cargo que estava sem titular e terá a missão de impulsionar projetos na área da cultura, turismo e eventos, garantindo mais inclusão e fomento para os trabalhadores da cultura e à toda cadeia do setor turístico da cidade. A grande meta da pasta segue sendo consolidar a capital amazonense como destino turístico mais atraente do Norte do Brasil.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar