Pesquisar
Close this search box.

Festivais encantam turistas na Europa

A Europa tem grandes festivais de cinema que prometem levar o turista a uma viagem por uma cultura extremamente fascinante, a da sétima arte. São dezenas de festivais durante várias épocas do ano e para todos os gostos e bolsos.
Na Alemanha, anualmente, em fevereiro, Berlim se transforma na capital do cinema ao sediar um dos mais importantes festivais da Europa, o Berlinale. Neste evento, cada sessão é aberta ao público, o que justifica as centenas de milhares de ingressos vendidos. Também aqui são exibidos, avaliados e discutidos filmes de todas as classes. Os melhores levam para casa o Urso de Ouro e o Urso de Prata. A edição deste ano ocorreu entre os dias 11 e 21 de fevereiro, mas para as próximas temporadas é possível acessar www.berlinale.de.

No mês de outubro, os mais belos cinemas do centro histórico de Viena, na Áustria, exibem as produções inscritas para o Viennale, o mais importante festival internacional de cinema do território austríaco. O evento é uma ótima oportunidade para conhecer gente bonita, ver novidades do cinema mundial e aprender mais sobre a fascinante cultura austríaca, incluindo o centro histórico com seus incríveis jardins e castelos imperiais. Em 2010, a edição do Vienalle será realizada de 21 de outubro a 3 de novembro. Mais informações pelo www.viennale.at.

Criado em setembro de 1953, o Festival Internacional de Cinema de San Sebastian é hoje o maior da Espanha. O evento já recebeu ícones da sétima arte como Federico Fellini, Orson Welles, Alfred Hitchcock, Francis Ford Coppola, entre outros. Talentos do mundo inteiro já passaram suas produções na telona desta cosmopolita cidade, que continua recebendo o melhor do cinema mundial. Neste ano, o festival será realizado de 17 e 25 de setembro. Para conhecer a programação acesse www.sansebastianfestival.com.

O mais conhecido festival europeu tem a França como sede. O prestigiado Festival de Cinema de Cannes, na cidade homônima, começou como um evento social e, atualmente, é aberto somente a profissionais da indústria, embora atraia centenas de turistas curiosos para ver os grandes astros da sétima arte, mas também ávidos pelo charme, praias e gastronomia francesas. Este ano, o festival ocorre entre os dias 12 e 23 de maio. Mais informações pelo www.festival-cannes.com.
Foi em Veneza, na Itália, que surgiu o primeiro festival de cinema da Europa, em 1932. O filme de estréia foi “O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll e Mr. Hyde)”, um clássico do cinema fantástico. Atualmente, o Festival Internacional de Cinema de Veneza é aberto ao público com mais de 18 anos e se destaca por suas estréias mundiais de grandes produções. Os trabalhos mais inovadores levam prêmios cobiçados (Leão de Ouro e Leão de Prata). Prepara-se: neste ano o festival acontece de 1º a 11 de setembro. O site oficial é www.labiennale.org.

Referência na Irlanda

Fundado em 2003, The Jameson Dublin International Film Festival já se tornou um evento referência da capital irlandesa, Dublin. O festival ocorre durante onze dias em fevereiro. O cinema como arte é enaltecido neste evento que recebe películas dos quatro cantos do globo, contudo, a maior parte dos filmes são estréias irlandesas, uma ótima oportunidade para ter acesso às produções do país conhecido também por suas belas paisagens e animados pubs. Em 2010, o festival ocorreu entre os dias 18 e 28 de fevereiro. Para conhecer mais o evento acesse www.jdiff.com.
O Festroia – Festival Internacional de Cinema de Tróia – é realizado anualmente na cidade de Setúbal, em Portugal.

Na ativa desde 1985, o evento tem se dedicado à exibição de filmes de qualidade, preferencialmente de países com baixa produção cinematográfica e que sejam pouco conhecidos do público português. O prêmio de principal prestígio é o Golfinho de Ouro. O Festroia tornou-se em 2007 o primeiro festival internacional Carbono Zero, compensando carbono com a plantação de árvores. A edição de 2010 acontecerá em junho, entre os dias 4 e 13. Quer saber mais sobre a programação? Acesse www.festroia.pt.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar