Pesquisar
Close this search box.

Festejos juninos já movimentam comércio e sociedade

Os festejos juninos estão de volta. Após dois anos sem a celebração da tradicional festa, o comércio voltou a ser movimentado com a procura por artigos em alusão a data. Dada a largada às comemorações, os comerciantes estão preparados para alavancar as vendas. 

A CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas), prevê aumento entre 8% a 10% durante o período que deve se estender até o mês de julho. “As lojas que vão vender exclusivamente esses itens devem melhorar as suas vendas”, estimou o presidente da entidade Ralph Assayag.

A expectativa do dirigente é que a época movimente todo o mercado o que inclui; supermercados, alimentação, comércio de adereços entre outros. “O mercado em geral ainda não atinge um percentual para que a gente entre gastando energia para fazer uma pesquisa dentro desse porte, mas o comércio sempre aproveita a melhor posição de venda com datas sazonais”. 

Itens comuns na ornamentação dos arraiais estão em alta na empresa Sonho e Magia Festas

O dirigente espera que essa retomada venha regada de muitas festas e que as comidas típicas tenham grande procura pois os supermercados também estão preparados e todo comércio está animado. “Estamos esperançosos. A gente torce para seja mais um gás de consumo e de união, com as pessoas confraternizando e realizando festas tanto nas suas residências quanto prestigiando os festivais”. 

Para o presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Jorge Lima, é uma data relevante ainda mais após a pausa por conta da Covid-19 que estagnou os eventos culturais. Ele concorda que o tradicional festejo deve ser responsável por um aquecimento nos negócios em vários segmentos, de alimentos típicos e roupas até shows que deve ajudar muitos artistas. “É uma festa que movimenta vários setores, turismo, serviço, transporte, além do comércio, principalmente com a liberação do Festival de Parintins e o aporte financeiro que o governo do Estado cedeu. Isso também vai fomentar o comércio local”. 

Preparados

A sócia-proprietária do Bandeirão Decorações, referência em artigos relacionados à data,  Auxiliadora Cavalcante, disse que a empresa está repleta de novidades e que a procura pelos produtos já é alta. “Agora vamos torcer para dar tudo certo. Acredito que  nós vamos superar um aumento nas vendas de 20% ou até mais”. 

Na loja Sonho e Festa, a percepção é positiva. A gerente da empresa Suely Simas, diz que o movimento vem crescendo. “As pessoas passaram praticamente dois anos sem festejar  e estão motivadas a aproveitar as festas em arraiais, festivais e a própria casa. E as vendas consequentemente melhoraram bastante em relação ao ano passado”. 

A empresa realizou um grande investimento no estoque junino e acredita que deve aumentar o volume de vendas. “As pessoas estão procurando artigos para a festa. A nossa expectativa é a melhor possível”. 

Entre as várias opções na lista de artigos comercializados pela loja estão bandeirolas, espantalhos, balões e uma infinidade de itens para comemorar a festa. 

Ano passado, com o segundo ano consecutivo, as tradicionais festividades juninas foram proibidas em espaços públicos. Mas muita gente apostou no clima festivo em casa entre parentes. O espírito de arraial, impulsionou ainda que de forma tímida o mercado de encomendas de kits juninos.

Com a loja totalmente abastecida com o tema, a Tropical Multiloja, estima alta de 10% em relação a 2019. “A gente pode dizer que após dois anos sem a festa o retorno está sendo bem movimentado e a nossa expectativa é a melhor possível. A gente percebe que esse período é uma festa muito tradicional na nossa região e as pessoas estavam ansiosas pelo momento”, disse a  coordenadora de marketing do Tropical Multiloja, Susan Soares.

Festivais

CSU tem o arraial mais concorrido de Manaus

A temporada de festivais está à vista e a população finalmente vai conseguir prestigiar os eventos. O 41° Festival Folclórico do CSU do Parque Dez, conhecido popularmente como Arraial do CSU, começa nesta sexta-feira (3) e segue com programação até 3 de julho de 2022. O evento, realizado na zona Centro-Sul de Manaus, abrirá as portas a partir das 17h. A entrada é gratuita.

O festival, que reúne cultura, gastronomia e lazer, vai contar com aproximadamente 200 expositores. Dentre os produtos oferecidos nas barracas, comidas típicas e internacionais, artesanato e roupas.

Em todos os dias do arraial também contará com apresentações artísticas. O público vai poder conferir os shows das atrações a partir das 18h.

A organização do evento em geral é de responsabilidade da Associação Comunitária do Parque Dez de Novembro.

Contato

Para mais informações sobre o Arraial do CSU, os interessados devem entrar em contato por meio do número: (92) 98119-1111.

Serviço

Evento: Arraial do CSU

Data? De 3 de junho a 3 de julho de 2022

Horário? a partir das 17h

Local? CSU do Parque Dez, na avenida Perimetral, 22, Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus

Arraial da Nilton Lins

A temporada de festas juninas está de volta e o primeiro grande evento do mês, que acontece entre os dias 7 a 10, é o Arraial da Nilton Lins, com diversas atrações musicais, shows, danças folclóricas e praça de alimentação, no estacionamento da Universidade, localizada no bairro Parque das Laranjeiras, na zona Centro-sul de Manaus.

O arraial é um dos eventos mais tradicionais das festividades juninas na cidade, com mais de 20 edições, e contará com uma ampla estrutura de apoio ao público, além de uma feira de guloseimas e pratos típicos como o mingau de canjica, munguzá e maçã do amor.

Os organizadores do arraial já iniciaram a comercialização dos stands para empreendedores do setor de alimentos e também das mesas para assistir as apresentações folclóricas dos alunos das escolas Mapple Bear e Nilton Lins, que acontecem nos dias 9 e 10, com destaque para o show do grupo de Boi Bumbá dos estudantes, que acontece na sexta-feira (10), ao som da Batucada Vermelha do Garantido.

Os interessados podem entrar em contato pelos telefone (92) 3643-2078 ou na direção da própria Escola Nilton Lins.

AGENDA

O que? Arraial da Nilton Lins

Quando? De 7 a 10 de junho

Local? Estacionamento da Universidade Nilton Lins

Quanto? Gratuito

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar