Pesquisar
Close this search box.

Festa do Cupuaçu deve receber 250 mil visitantes

Cerca 250 mil pessoas são esperadas na 21ª Festa do Cupuaçu no município de Presidente Figueiredo nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio, segundo estimativas da prefeitura municipal. De acordo com o secretário de Turismo do município, Cleomilton Amâncio, as três atrações nacionais como Paralamas do Sucesso, Gilmelândia e Ricardo Chaves, atrairão um público recorde na festa deste ano. Ele ressalta que uma grande estrutura de segurança pública está sendo montada para que a festa ocorra sem acidentes na estrada e ocorrências de violências.
Segundo Cleomilton, os 1.700 leitos disponíveis nos hotéis e pousadas do município já estão todos reservados, mas ainda há uma chance de conseguir vagas para hospedagem através do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) que informa a disponibilidade de sítios e casas de moradores do município que são alugadas para esse período. “No geral, a hospedagem não é um problema para a festa, porque temos o fluxo muito grande de pessoas que vem para assistir as atrações e voltam no mesmo dia”, informou.
Com a festa, são beneficiados diretamente cerca de 120 microemprededores das áreas de gastronomia, artesanato e venda de roupas. O município de Presidente Figueiredo é um dos principais atrativos na RMM (Região Metropolitana de Manaus), segundo informa o presidente da Ctur (Comissão de Turismo e Empreendedorismo) da Aleam (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), deputado estadual Francisco Souza (PSC).
Ele ressalta que o incentivo a festas regionais como a Festa do Cupuaçu é de fundamental importância para fomentar o turismo no Estado. Presidente Figueiredo despontou para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras (são mais de cem catalogadas).
O secretário de Turismo do município, ressalta que haverá atrações musicais de todos os ritmos. A abertura oficial será na sexta-feira, dia 27, às 20h, na Praça da Vitória, com a apresentação do Coral do Ifam e da Banda Jovens Talentos. Às 22h, os bumbás Garantido e Caprichoso assumem o comando da festa. No sábado, dia 28, a grande atração será a banda Paralamas do Sucesso. No dia 29, no domingo, animação principal ficará por conta dos cantores Gilmelândia e Ricardo Chaves.
Amâncio afirma ainda que os visitantes devem respeitar algumas normas instituídas para os espaços públicos como não jogar lixo nas cachoeiras e ainda não levar garrafas de vidro para a área da Corredeira do Urubuí.

Segurança na estrada

Cerca de 500 pessoas estarão trabalhando diretamente para garantir a segurança do evento, de acordo com secretário de Turismo do município, Cleomilton Amâncio. Além dos policiais militares e civis, guarda municipais, a prefeitura também vai colocar cerca de 100 pessoas para fiscalizar a estrutura da festa como a venda de produtos.
Em reunião realizada com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o secretário municipal informou que o órgão garantiu intensificar a fiscalização no trânsito de veículos que vão passar pela BR-174 (Manaus-Boa Vista) com abordagem aos motoristas e o teste do ‘bafômetro’ para evitar que motoristas dirijam sob efeito de álcool.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar