Pesquisar
Close this search box.

Feira do Distrito Agropecuário da Suframa gera expectativas no setor primário

A primeira edição da Feira de Empreendimentos e Negócios do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) está gerando grande expectativa no setor primário. Mais de 30 expositores (entre instituições e empresas) confirmaram presença no evento de dois dias, que acontecerá na sede da Suframa (Avenida Ministro Mario Andreazza, 1424, Distrito Industrial) em Manaus, nos dias 17 e 18 de outubro.

A feira, aberta ao público em geral e gratuita, ocorrerá das 9h às 16h e tem como objetivo apresentar os empreendimentos agropecuários e promover a realização de novos negócios na vasta área do DAS, que abrange 589.334 hectares em Manaus e Rio Preto da Eva. Também haverá estandes no local com a comercialização de diversos produtos do setor primário para a população em geral.                                                              

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destaca que historicamente o DAS enfrentou desafios de ocupação irregular de terras, o que o impediu de acompanhar o crescimento do Polo Industrial de Manaus (PIM). “A proposta da feira é buscar superar essa lacuna e divulgar os empreendimentos presentes no DAS, que incluem propriedades familiares, culturas de subsistência e empreendimentos de médio e grande porte, visando atrair investimentos em agroindústrias, bioeconomia e turismo ecológico, além de facilitar a conexão entre produtores, atacadistas e supermercados”, afirma

A expectativa entre os produtores participantes da feira é positiva, sobretudo, no sentido de viabilizar possibilidades de novos negócios e de focar a produção com base na garantia de comercialização, seja pelas cozinhas industriais das fábricas do PIM ou de supermercados e atacadistas. “Para mim (a feira) é um marco de partida para o sucesso, onde de um lado se identifica a demanda do Distrito Industrial pelos produtos agropecuários, que muitas vezes estão sendo importados de outros Estados, e do outro temos um horizonte para que os proprietários do DAS possam direcionar sua produção a partir da garantia de comercialização”, afirmou o produtor Valdelino Cavalcante, que é sócio na atividade de citricultura do Grupo São Pedro.                                                              

A mesma expectativa da geração de novos negócios é partilhada por Alexandre Santiago, gestor Rio Preto Agroindustrial. “Nunca vi essa iniciativa anteriormente em promover o adensamento da cadeia produtiva do setor agropecuário e espero que seja bem-sucedida, pois entendo como muito promissora essa parceria associada ao Polo Industrial de Manaus”, disse. A Rio Preto Agroindustrial atua com o cultivo do tambaqui associado à produção de açaí em áreas terrestres, que é irrigado com a água residual proveniente da criação do peixe.

Além do Grupo São Pedro e da Rio Preto Agroindustrial, as empresas do DAS confirmadas na Feira são: Amazônia LTDA; Cooperativa COOPAQUAM; Fazenda Progresso; Ração Confiança; Solimões; Kardume Pescado; SMX Curtume; Recanto da Pitaya; Mawe Produtos da Amazônia; Agropecuária Jayoro; Manaós Polpas; Sítio do Chiquinho; Serra Verde; Laticinios Uirapuru; Valgroup; Amec Amazonas Eco Company; Fazenda Bela Vista; Associação das Flores Tropicais do Amazonas; Amazon Agrotodo;  Horta do Lucas; Grupo Matupi; Roca Fosfórica Fertilizantes; Agropecuária Cairu; Pau Rosa Agropecuária; Apoema Consultoria de Carbono; Biozer da Amazônia; Nakau Chocolates; Sítio Agroecológico; Ambev/ Arosucos;  Grupo Navegam; Galo da Serra.

Programação

No dia 17, após a abertura do evento, às 9h, haverá a apresentação de bancos e agências de fomento sobre fontes de crédito ao setor primário, das 10h às 12h. Pela tarde serão realizadas palestras sobre as cadeias produtivas da piscicultura, açaí, café, citrus e guaraná. Já no segundo dia, ocorrerá um encontro de negócios, das 9h às 11h, e pela tarde é a vez de palestras sobre as cadeias produtivas de abacaxi, pecuária, óleos essenciais e dendê, além das apresentações sobre o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e sobre créditos de carbono em propriedades rurais.

A feira do DAS conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Idam) e da TV Encontro das Águas, das prefeituras de Manaus e Rio Preto da Eva, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar