FCecon apresenta projetos de iniciação científica

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza nesta semana, de quarta (17/03) a sexta-feira (19/03), das 8h30 às 17h10, as apresentações parciais de 59 projetos de pesquisa do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da instituição. As apresentações ocorrerão em plataforma virtual, pelo link https://meet.google.com/rqn-qrgj-aad.

Todos os 59 projetos são orientados por pesquisadores da FCecon e terão nas bancas membros externos de institutos de pesquisa e programas de pós-graduação do Amazonas, e membros da Fundação, que atuam principalmente na assistência aos pacientes.

“O objetivo das apresentações parciais é avaliar o andamento e condução dos estudos que estão no meio da execução. Tem, ainda, o objetivo de propor melhorias e incrementos, potencializando os resultados e êxitos nas publicações”, explica a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon, farmacêutica-bioquímica Kátia Torres.

Programa 

O Paic tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e é um programa de projetos de iniciação científica elaborados por alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, em áreas estratégicas para a FCecon, como prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Áreas 

Nesta edição, novamente diversos temas ligados à Oncologia são estudados por meio dos projetos, dentre eles “Fatores associados a não adesão ao exame Papanicolau entre mulheres na faixa etária alvo”. Outro tema são estudos da relação do Papilomavírus Humano (HPV) com câncer de colo do útero, pênis e da região de cabeça e pescoço.

O “Duplo bloqueio como tratamento de primeira linha no câncer de mama metastático her-2 positivo” também é tema de um dos projetos de pesquisa. O Paic também traz a pesquisa de “Saúde mental dos acompanhantes de pacientes com câncer em estágio avançado”.

Na avaliação de Kátia Torres, o Paic-FCecon traz benefícios diretos e indiretos à instituição, como testagem de novos protocolos, análises de eficácia de produtos ou serviços, medidas de impressões da comunidade ou pacientes a respeito de temas oncológicos de estudo e análise de cenários que, depois, podem promover intervenções. “Todos buscando propor melhorias na assistência”, destaca a diretora.

Defesa final 

Após as apresentações parciais e ajustes nos projetos, ocorrerá a defesa final das pesquisas no mês de agosto, comemorando os dez anos do Paic na Fundação Cecon.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email