Pesquisar
Close this search box.

Fapeam investe R$ 1,2 mi em pesquisa

A Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) lança, hoje, o edital temático de “Mudanças Climáticas”, integrando a programação da abertura da Semana de Meio Ambiente 2008. O lançamento ocorrerá às 9h, no auditório da Reitoria da UEA (Universidade Estadual do Amazonas).
Iniciativa inédita na Fapeam, o edital quer incentivar a formação de uma rede de pesquisa interinstitucional com suporte financeiro, mais especificamente, apoiando a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, no Amazonas, voltados ao tema central: “Mudanças Climáticas”.
“A idéia do edital já tinha sido discutida há algum tempo. Ela surgiu no bojo de toda uma mobilização nacional e internacional em função da preocupação com a questão das mudanças climáticas, cujos desdobramentos vêm afetando a vida das pessoas, a produção de alimentos, a dinâmica de cheia e seca dos rios etc. Portanto, é preciso produzir mais conhecimento sobre esse tema, principalmente pelo fato de vivermos no epicentro do problema”, ressalta o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Teixeira Sena. Para ele, a disponibilização do montante de R$ 1,2 milhão é só o começo.
A Fapeam aguarda o aceno do MCT (Mi­nistério de Ciência e Tecnologia), que analisa a proposta de aportar igual quantia, do­brando o investimento na iniciativa.
A verba será aplicada no financiamento de bolsas de estudo, capital e custeio, na formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos e material bibliográfico, bens de consumo e pagamento de diárias, respectivamente. O programa também financiará despesas com importação, porém, até o limite determinado no Importa Fácil Ciência do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar