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Fabricantes de brinquedos apostam no Dia das Crianças, com expectativa de faturar  R$ 8.358 bilhões

Andréia Leite

iNSTAGRAM: @ANDREIA_LEITE_   Twitter: @JCommercio

A corrida pelos presentes para o Dia das Crianças reflete no comportamento da indústria nacional de brinquedos. Segundo a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), com previsão de crescimento na casa de 6% este ano, com faturamento de R$ 8.358 bilhões, contra R$ 7.885 bilhões em 2021. 

Depois do desempenho, de 4,5% em 2021, queda nas importações de 49%, além de mais de 1 mil novos brinquedos para o Dia das Crianças, a indústria do setor se mantém competitiva.

O presidente da entidade, Synésio Costa, lembra que a indústria não fez demissões, e que as importações caíram 49%, com a produção nacional recuperando mais mercado dos importados. “A China concentra 84% das importações brasileiras, enquanto o Paraguai, com quase 50%, é o maior comprador das exportações nacionais.

A sazonalidade das vendas, segundo a entidade, segue anos anteriores, concentradas em mais de 50% nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, para abastecer as lojas no Dia das Crianças e Natal. O setor tem cerca de 1.600 pontos de venda especializados e algo em torno de 15 mil varejistas.

Conforme o presidente da associação,  desde 2020 o setor vem obtendo performance muito razoável, em 2020, por exemplo, registrou um dos melhores anos da indústria, com as importações caindo quase 50% e a produção nacional ocupando esse espaço.

O presidente da entidade lembra que a indústria não fez demissões, e que as importações caíram 49%, com a produção nacional recuperando mais mercado dos importados, atingindo perto de 75%. 

A aposta da indústria em relação à data este ano é no brinquedo, que sabemos tem papel fundamental na educação infantil. “Todo ano surgem tendências, mas não é nosso papel apostar nesse ou naquele tipo de brinquedo”, considerou Costa ao acrescentar que o Dia das Crianças e Natal representam 65% das vendas anuais do setor.

Segundo a CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), a intenção de compras para o Dia das Crianças 2022, aponta que os brinquedos estão no topo da lista de preferências. As bonecas lideram a opção entre as escolhas com 18% das intenções de compras, seguido dos videogames e jogos eletrônicos 14%, calçados e o item bicicleta devem ser a escolha de 8%, completam a lista, vestuário e carrinhos 7%.

Lojas apostam em estratégias

Para garantir a diversão dos pequenos, o Grupo Ri Happy, maior varejista de brinquedos do Brasil, composto pelas marcas Ri Happy e PBKIDS, preparou uma série de ofertas especiais, parcerias com marcas icônicas e diversos benefícios para o Dia das Crianças.

‘’Este ano caprichamos em nossas campanhas. Em meio à agitação da data, vamos reforçar ainda mais a importância da diversão e brincadeiras para a vida das crianças de todas as idades, proporcionando uma experiência de compra positiva, com produtos que irão atender o gosto de todo mundo”, afirma Carolina Braune, diretora de marketing do Grupo Ri Happy.

Com o objetivo de trazer uma experiência de compra cada vez melhor, as lojas físicas e e-commerce da Ri Happy terão uma série de mecânicas de benefícios. Até o dia 12/10, em compras acima de R$ 250, utilizando cartões da bandeira Elo, os consumidores terão R$ 30 de desconto, no valor final. Novos clientes do programa de fidelidade Happy Mais garantem R$ 10 adicionais de desconto, ao fim da compra. E comprando três produtos Mattel, os clientes ganham 50% de desconto no item de menor valor, e caso sejam cadastrados no programa Happy Mais, recebem 15% de cashback do valor total da compra.

No Dia das Crianças da PBKIDS a imaginação vai além com uma promoção especial, em parceria com a Disney. Comprando R$ 149,99 em produtos Disney, Pixar, Marvel e Star Wars, nas lojas físicas da rede, e mediante cadastro no programa de fidelidade PBCLUB, os consumidores ganharão, como brinde, um lançador de discos para aumentar o presente para os pequenos. E para aumentar a brincadeira, aqueles que adquirirem produtos Mattel, ganharão dois discos, com seis modelos diferentes para escolher. Membros do PBCLUB ganham 15% de cashback, do valor total, na compra de produtos da marca.

Além disso, os brinquedos Mattel estarão com descontos progressivos, ou seja, na compra de 3 itens da marca, os clientes ganham 10% OFF; e adquirindo 4 produtos, o desconto aumenta para 15%

Até o dia 12 de outubro, em compras acima de R$ 500,00, utilizando cartões da bandeira Elo, os consumidores garantem R$ 50,00 de desconto, no valor final. Novos clientes do programa PBCLUB têm mais R$ 15,00 adicionais de desconto.

Desempenho indústria

A indústria do brinquedo tem motivos para comemorar 2021, apesar de no início do ano registrar falta de matéria-prima e desabastecimento de alguns produtos. “Contratamos mais 2.100 pessoas e contabilizamos crescimento de 11% em cima de R$ 7,7 bilhões, de 2020”, informou o presidente da Abrinq. Segundo ele, o efeito da pandemia fez disparar o preço de matérias-primas, depois contornado ao longo deste ano.

A indústria brasileira de brinquedos fechou 2021 com faturamento de R$ 7,8 bilhões, 4% acima de 2020 (R$ 7,5 bilhões), ano que já havia superado o anterior. A expectativa para 2022 é de uma alta maior, de 6%, chegando a algo em torno de R$ 8,3 bilhões.

Segundo o presidente da Abrinq, Synésio Costa, em 2010 o consumo per capita de brinquedo no País era de 4 por pessoa. No ano passado, subiu para 11. Isso fez com que a indústria nacional ampliasse o número de empregos gerados, hoje em torno de 36.500.

A sazonalidade das vendas, segundo a estatística anual da entidade, em 2021 seguiu anos anteriores, concentradas em mais de 50% nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, para abastecer as lojas no Dia das Crianças e Natal.

Ainda de acordo com os dados da Abrinq, no último ano as importações, em sua maioria concentradas na China, decresceram de 77,3% para 75,8%, dando espaço para a indústria nacional aumentar sua produção.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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