Pesquisar
Close this search box.

Evo mantém Presidência com 54% dos votos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, será ratificado no cargo com 54% de aprovação no referendo que acontece no próximo dia 10, de acordo com uma pesquisa de intenção de voto publicada na segunda-feira pelo jornal boliviano “El Deber”. Sondagem anterior do mesmo veículo divulgada no dia 21 de julho tinha indicado que Evo Morales possuía 49% dos votos a seu favor.
O plebiscito também vai rever os mandatos do vice-presidente, Álvaro García Linera, e de oito dos nove governadores do país.
Entre os entrevistados, 41% afirmaram ser contra a manutenção de Morales e García. Para que o mandato dos dois seja revogado, é necessário que a votação contra eles seja superior a 53,7% (total de votos recebidos por cada um dos dirigentes nas eleições de 2005), segundo a lei do referendo revogatório.
Essa mesma norma estabelece que, para revogar os oito governadores, bastaria que os votos contra superassem o percentual que conseguiram no pleito de 2005.
Segundo a pesquisa, o governador do departamento de Santa Cruz, Rubén Costas, obteria 74% de respaldo; o de Beni, Ernesto Suárez, 64%; e o de Tarija, Mario Cossío, 58%.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar