Pesquisar
Close this search box.

Euler recebe Medalha do Mérito Legislativo na ALE

Considerando ‘uma generosidade do presidente da Assembléia Legislativa, Belarmino Lins, autor da propositura, o médico Euler Esteves Ribeiro foi homenageado com a Medalha Ruy Araújo, por sua atuação política e médica no Amazonas. Presidida pelo deputado Marcos Rotta (PMDB), a sessão especial contou com a presença de autoridades como o ex-senador e presidente regional do PMDB, Gilberto Mestrinho; do ex-governador Vivaldo Frota; do presidente da Academia de Medicina, Cláudio Chaves; arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, além de familiares e amigos do homenageado.
Ao receber a medalha das mãos do deputado Belarmino Lins, Euler Ribeiro disse que a comenda lhe estimula a continuar trabalhando pela causa pública, agora voltado para a questão dos idosos, como professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade, onde vem se dedicando ao estudo das causas do envelhecimento humano e dos procedimentos capazes de gerar maior qualidade de vida para os idosos.
De acordo com Belarmino, a concessão da Medalha Ruy Araújo a Euler é uma das outorgas mais justas a um homem público. “Todos nós aplaudimos o seu desempenho na vida política como deputado federal, sendo um brilhante representante do Amazonas no Congresso Nacional. Como profissional de medicina, é irretocável a sua atuação, um homem afeito ao estudo e a sensibilidade de olhar o ser humano com o respeito e o carinho que merece, sobretudo a solidariedade”, assinalou o deputado, ressaltando que as digitais de Euler marcam a história do Estado.
Por sua vez, Euler Ribeiro se disse lisonjeado em receber a maior comenda do Poder Legislativo, em um momento que considera especial na sua vida de cidadão. “As pessoas que me antecederam no recebimento da medalha são profissionais que se dedicaram de alguma forma, em qualquer viés da vida, e isso me estimula a continuar trabalhando em prol da população como já fiz ao longo de minha vida e, agora, particularmente dentro da academia criando massa crítica de pessoas que possam entender o envelhecimento para cuidar dessa fração da população que mais cresce ao redor do mundo e, particularmente, ao redor do Brasil”, disse. Além de ministrar aula em várias universidades brasileiras, Euler viaja no fim deste mês para Portugal, onde ministrará aula na Universidade do Porto. Na área literária, ele já lançou livros sobre envelhecimento e a relação da vida e a morte. “Diante dessas experiências todas, senti-me mais humilde e mais tolerante. Daqui para frente o que me interessa é viver com qualidade, poder dividir com as pessoas o pouco que aprendi dentro de minhas limitações”, comentou Ribeiro.
Segundo o ex-senador Gilberto Mestrinho, que prestigiou a sessão especial da Assembléia Legislativa, Euler é uma pessoa especial e merecedora da comenda que lhe foi concedida, porque tem uma capacidade muito grande de diagnosticar os problemas e solucioná-los com brevidade. “Foi político por alguns mandatos, mas o forte sempre foi a medicina, principalmente agora quando se dedica à geriatria”, disse Gilberto.
Amazonense de Itacoatiara, Euler Ribeiro formou-se em Medicina em Belém (PA), fazendo residência médica na Universidade de São Paulo. Esteve nos Estados Unidos onde fez especialização e depois retornou a Manaus onde exerceu cargos públicos relevantes. Foi diretor do Dispensário Cardoso Fontes, coordenado do Programa de Controle da Tuberculose no Amazonas; secretario de Saúde nos governos de Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes; superintendente do Inamps e conselheiro do extinto Tribunal de Contas dos Municípios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar