Pesquisar
Close this search box.

Estudantes realizam projeto empreendedor

O CEL (Centro Literatus) inicia, em março, a segunda edição do projeto CEL Empreendedor. O projeto se desenvolve por meio de encontros semanais com uma hora de aula, é pioneiro em estimular o empreende­dorismo nos estudantes do Ensino Fundamental. Ao final do curso, os alunos devem simular a criação de empresas e promover uma Feira de Negócios, para a venda de seus produtos.
O projeto é direcionado aos estudantes de 2ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Uma inovação este ano é a participação dos acadêmicos do curso de Administração da UniCel (Faculdades Literatus), atuando co­mo monitores.
A primeira edição do projeto foi realizada em 2007 e encerrou com a 1ª Feira de Negócios, exposta em agosto, no Amazonas Shopping, envolvendo 300 alunos do Ensino Fundamental. A escola espera repetir, este ano, o mesmo sucesso da primeira edi­ção, de acordo com a diretora de Ensino do CEL, Ana Cecília Marques de Oliveira. Para 2008, participam do projeto 300 alunos do Ensino Fundamental e 11 universitários.
No projeto, os acadêmicos ficam responsáveis por motivar e orientar os alunos a mudarem a mentalidade em relação ao mercado de trabalho e às ações na vida. De maneira inovadora, os estudantes são estimulados a transformar ações mínimas em oportunidades. Os acadêmicos também irão elaborar material de conhecimentos gerais e específicos sobre empreendedorismo.
Da mesma forma, ao final do projeto, estudantes e monitores promovem a Feira de Negócios, com estimativa para ser realizada nos dias 15 e 16 de novembro deste ano, no Amazonas Shopping. Após a feira, haverá uma avaliação do projeto, contabilizando gastos e lucro.

Recorde – Líder em resinas ter­­moplásticas na América Latina e a terceira maior companhia industrial privada de capital nacional, a Braskem divulgou ontem o resultado do 4º trimestre de 2007 de suas ações com a produção de 2,8 milhões de toneladas. Esse desempenho é resultado dos programas de competitividade implantados pela Braskem ao longo dos últimos três anos que tiveram como ob­jetivo aumentar a capacidade, eficiência e a confiabilidade operacional das unidades industriais.
# # #

Defesa – Em sessão ordinária na Assembléia Legislativa do Amazonas, a deputada es­­tadual Vera Lúcia Castelo Branco se pronunciou quanto à permanência definitiva da Zona Franca de Manaus. Segundo a parlamentar, o Poder Legislativo deve ser mais ativo no compromisso de defender os interesses da economia e o desenvolvimento social do Estado. A sua manifestação se referiu à intocabilidade do modelo ZFM e a ­con­so­lidação do Pólo Industrial de Manaus.
# # #

Defesa 2 – A deputada, na condição de presidente da Comissão de Relações Comerciais da Zona Franca de Manaus e do Mercosul, ­alertou sobre os sérios riscos que ameaçam atingir os ne­gócios e produção das empresas ­ins­taladas no PIM, em face da recente edição da MP 418, que altera o regime tributário, cambial e adminis­trativo das Zonas de Processamento de Exportação.
# # #

Pesquisa – Profissionais ligados a Programas de Pós-Gradua­ção reconhecidos pe­lo MEC (Ministério da Educação) e que desenvolvam suas pes­quisas no campus de uma outra instituição, que não a coordenadora do Programa, podem concorrer a bolsas de mestrado ou doutorado para finalizar suas pesquisas. A garantia é da Fapeam (Fun­dação de Amparo à Pes­quisa do Es­tado do Ama­zonas), por meio do lançamento do edital do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas. Informações pelo site http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edi tal_2509.
# # #

Crescimento – Neste mês, o faturamento das vendas dos materiais de construção no mercado interno atingiu o maior valor na sequência histórica contínua de cres­cimento que vem sendo observada em relação aos mesmos meses do ano anterior, desde o 2º semestre de 2006. Esse resultado reforça o otimism

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar