A empresa moderna não vive sem o cliente, aliás é o princípio fundamental da teoria para se chegar a qualidade de serviços na era moderna. Como entender melhor o cliente é a proposta básica do livro “Cliente, Eu Não Vivo Sem Você”, do consultor empresarial Sérgio Almeida, lançamento da editora Casa da Qualidade, 20ª edição.
Sérgio Almeida em seu livro descreve o cliente como peça primordial para o sucesso das grandes empresas de serviços. É do cliente que vem o lucro, o salário, os impostos, o supermercado, o colégio das crianças e etc. Do ponto de vista material, tudo se origina do cliente. Almeida destaca que algumas empresas do “futuro” ainda não perceberam isso, que o nível de tratamento dispensado ao seu cliente está em berço esplêndido. Muitas empresas e líderes continuam agindo como se ainda a sociedade estivesse vivendo na era do Produto. Uma época em que, para uma empresa ser bem sucedida, bastava voltar-se para dentro e se preocupar com a produção, com o produto final. Ele pergunta: quem se preocupa com o cliente?.
A situação no Brasil é bem pior. Numa rápida pesquisa feita pelo autor: Qual seria a nota para o tratamento destinado ao cliente no país? O resultado de pesquisas feitas pelo próprio autor, é que é mais fácil pôr a culpa em terceiros. Parece ser normal, para a maioria de nós, seres humanos, pôr a culpa no outro. A culpa é do governo, dos políticos, do diretor, do chefe, do colega – sempre há um “bode expiatório”.
A despeito do complexo de terceiro mundo que paira sobre nossas cabeças. A despeito das idéias neo-colonialistas e segregadoras que são jogadas por alguns e alimentadas por muitos outros, na visão do autor, às vezes por ignorância, outras por má-fé, ajudam a consolidar a falsa crença de que o povo brasileiro é preguiçoso, indolente, e que nossa mão-de-obra é inferior. A despeito de todos estes mitos e inverdades, é fácil constatar que o problema da má qualidade dos serviços prestados, não é nacional, não regional, mas sim, um problema mundial.
Para ganhar o cliente na atualidade e determinar o sucesso de uma empresa, na opinião do autor, é preciso reunir vários fatores, dentre os quais se destacam: a capacidade de inovar, a velocidade de resposta e a capacidade de aprendizagem organizacional. Sem a implantação destes itens como forma prática e eficiente, é impossível uma empresa de serviços prestar um atendimento de qualidade e satisfazer o cliente. Entra, portanto, a competitividade de mercado, ou seja, quem estiver melhor aparelhado, ganha mais clientes e se mantém na lista das grandes corporações.

Livro: Cliente, Eu Não Vivo Sem Você
Autor: Sérgio Almeida
Editora: Casa de Qualidade
Páginas: 180
Edição: 20ª
Preço: R$ 32

Mandamentos da publicidade

Um dos papas da criação, o publicitário Adilson Xavier apresenta em “O Deus da Criação- Uma Visão Teológico-criativa Religiosamente Publicitária”, editado pela BestSeller, os dez mandamentos da criação publicitária. Com uma abordagem criativa, o autor, que é presidente responsável pela criação da agência de publicidade Giovanni+Draftfcb, tomou Jesus Cristo como exemplo de comunicador eficiente, captando nas entrelinhas da Bíblia um método eficiente de comunicação baseado em formulações brilhantes e uma capacidade extraordinária de empolgar o público.
Escrito numa linguagem coloquial, sobre o legado que Jesus Cristo deixou no mundo se analisado sob o ponto de vista das comunicações, o livro surpreende ao apresentar os Dez Mandamentos como um briefing de Deus a Moisés, com dicas para um “brainstorm” numa agência de propaganda.
Uma proposta ousada, articulada num histórico da criatividade do divino ao criar o mundo, a obra não é uma tese teológica e, sim, um livro com uma visão criadora que passeia em todas as áreas da arte e é uma espécie de código para publicitários, empresários e curiosos.

Livro: O Deus da Criação
Autor: Adilson Xavier
Editora: BestSeller
Páginas : 224
Preço: R$ 24,90

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