Pesquisar
Close this search box.

EPS Global visa novos mercados com vagas de emprego em Manaus

Da Praça 14 para o Distrito Industrial! O salto da empresa EPS Global (Electronic Products Services) acontece em um momento em que a companhia mira na expansão dos negócios e adequa sua estrutura para comportar a nova realidade. O EPS Global é uma multinacional irlandesa com 23 anos de mercado, que conta com 22 unidades espalhadas pelo globo, em 17 países diferentes, no Brasil, mantém sede há 11 anos na região de Americana (interior de São Paulo), e a planta industrial em Manaus. 

Na capital amazonense, até recentemente, a empresa atuava numa unidade com cerca de 300 metros quadrados e, com a mudança, o espaço físico chega a 1.600 metros quadrados, apropriado para novas oportunidades de mercado, diversificação dos negócios e acomodar mais funcionários, pois novas vagas de emprego devem ser divulgadas no segundo semestre deste ano. Para a adequação da estrutura, a empresa investiu cerca de R$ 850 mil. 

O EPS Global é uma das maiores empresas fornecedoras de gravação de IC’s no mundo, com soluções de Gravação de Software em Componentes Eletrônicos e Segurança IoT para Fornecedores de Eletrônica Automotiva Tier 1, OEMs e CEMs. No Brasil, a indústria atua apenas com gravação de softwares em componentes eletrônicos, voltada a atender às necessidades de empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Entretanto, na segunda metade do ano, será iniciada uma nova fase em que o EPS passará a produzir insumos plásticos, uma espécie de fita utilizada no processo de enfitamento de componentes eletrônicos para atender empresas de Manaus e do restante do Brasil.

“Com a expansão de espaço físico e novos produtos, nós vamos produzir um item chamado de pocket plástico, que é utilizado não apenas por indústrias eletrônicas como também pelas indústrias mecânicas. Estamos fazendo um investimento para comprar uma máquina específica para a fabricação desses pockets, que está prevista para chegar em 80 dias, pois o equipamento está vindo da Ásia para Manaus. Sendo assim, vamos inaugurar também um novo espaço dentro do nosso complexo industrial com 500 metros quadrados, que será totalmente dedicado a esse novo processo e, por isso, também haverá a necessidade de se criar um time dedicado exclusivamente a esse novo produto, por isso, abriremos novas vagas de trabalho”, comenta Guilherme Cunha (fundo à dir.), gerente de Vendas e Operações do EPS de Manaus.

Por ter um viés tecnológico, a empresa tem a inovação em sua essência, justamente por isso, um dos seus diferenciais é apostar em uma estrutura de qualidade, mantendo, inclusive, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na República Tcheca, que possui cerca de 18 engenheiros das mais variadas áreas (Elétrica, Software, Mecatrônica, dentre outras) dedicados à pesquisa e criação de novos produtos e serviços. Para conhecer a companhia, é só acessar o website (https://bityli.com/WZjKl). 

Cresce abertura de mercadinhos de bairro, conforme Sebrae 

De acordo com um levantamento do Sebrae, o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns – registrou uma alta na abertura de novos negócios no período de 2018 a 2021, com destaque para o período da pandemia, quando o volume de novos empreendimentos cresceu 12% entre 2020 e o ano passado. Esse crescimento se deve a alguns fatores: período de isolamento social (menos circulação na cidade), aumento no preço dos combustíveis (locomoção) e tipo de negócio (necessidade básica) são alguns deles. 

Pesquisadores criam dispositivo para dividir recheio da bolacha `Oreo´

Quem nunca tentou dividir o recheio do biscoito igualmente nas duas partes, que atire a primeira pedra! E se você pensa que só você fez isso na infância está redondamente enganado. O assunto é tão sério que pesquisadores dos Estados Unidos criaram o `Oreometro´, dispositivo projetado para dividir a bolacha com uma quantidade cientificamente precisa. O estudo do sanduíche de biscoito recheado com creme ganhou o nome de `Oreologia´. Nessa semana, foi publicado na revista American Institute of Physics, o estudo `On Oreology, the fracture and flow of milk’s favorite cookie®´. A principal autora do trabalho, Crystal Owens, pesquisadora em Engenharia Mecânica do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, trouxe da infância a questão da divisão do recheio do biscoito, pois tentou várias vezes “girar as duas partes para dividir o creme uniformemente, para que ficasse um pouco nas duas metades, mas era difícil fazer isso manualmente”, comenta a estudiosa. 

Entretanto, apesar de todo o esforço, os pesquisadores chegaram à conclusão de que mesmo que você torça o biscoito perfeitamente, o creme quase sempre acaba em uma das partes, motivo que pode levar o estudo adiante, em outra ocasião. E se você quer aprender mais como dividir o recheio da sua bolacha, segue o link do trabalho (https://bityli.com/qHIOx)!

RÁPIDAS & BOAS 

Acontece na terça-feira (26), às 16h, o lançamento da versão 2022 do programa `Capital Empreendedor´, do Sebrae. O programa busca conectar startups, investidores e empreendedores de todo o país. O evento será online e segue link para informações e inscrição (https://bityli.com/ekxqga). 

*********************************

Entre os dias 26 e 28 de abril, das 18h30 às 21h30, acontecerá o 1º Bootcamp Empreendedorismo Universitário em ação. O evento é voltado aos alunos e professores da Universidade Nilton Lins, e será realizado na Escola Superior de Tecnologia EST/UEA, localizada na Avenida Darcy Vargas, nº 1.200. Acesse o link para outras informações (https://bityli.com/nagYf). 

*********************************

O iFood, em parceria com a edtech Resilia, lança curso para formação de facilitadores em tecnologia. O curso, que vai formar 50 facilitadores de tecnologia em todo o Brasil, está com as inscrições abertas até a sexta-feira (29) e  podem ser feitas pelo link (https://bityli.com/dLzWq). 

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar