Pesquisar
Close this search box.

Empresas de combustíveis se unem para criar motor a etanol

Um trator MF 275, de 75 cavalos de potência, movido a etanol e diesel é uma das novidades tecnológicas em exposição na Casa Massey Ferguson na Expointer 2008, maior feira de agronegócio do sul do país. Em fase de desenvolvimento, o motor a etanol mais diesel é resultado de uma parceria entre Massey Ferguson, MWM International e a Delphi. Líderes em seus segmentos, as três empresas, que já possuem experiência e pesquisas com combustíveis alternativos, se uniram para promover o desenvolvimento da nova tecnologia.
No início da semana, executivos das três empresas apresentaram o projeto durante a Expointer. Participaram da apresentação Fábio Piltcher, diretor de marketing da Massey Ferguson, Luiz Ghiggi, vice – presidente de engenharia da AGCO (fabricante da Massey Ferguson), Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais da Delphi e Guilherme Ebeling, gerente de desenvolvimento da MWM International.
Segundo eles, os resultados iniciais indicam até 60% de substituição do diesel pelo etanol com mesmo desempenho do motor e economia de até 25% no combustível. O motor bicombustível etanol mais diesel ainda não está em produção comercial.

Segmentos específicos

O projeto visa atender a segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel. A utilização dessa tecnologia traz como vantagens custo operacional mais baixo e emissões mais limpas, já que o etanol não deixa resíduos.
A pesquisa partiu de um motor a diesel, utilizando uma combinação de etanol e diesel como combustível, mantidos em dois tanques distintos. As proporções são variáveis conforme a exigência sobre o propulsor. Nos momentos de maior exigência de força, a proporção de etanol aumenta e a de diesel diminui, o que possibilita no trabalho mais forte atender o consumo com uma quantidade maior do combustível mais barato, o etanol.

Perfil das empresas

A marca Massey Ferguson é líder no mercado brasileiro de tratores há 47 anos. É fabricada pela AGCO, maior fabricante de tratores da América Latina e a maior exportadora do produto no país. Os tratores, colheitadeiras e implementos Massey Ferguson são exportados para mais de 80 países, com atuação destacada nos Estados Unidos, Argentina, Venezuela, Chile e África do Sul. As duas fábricas no Brasil ficam no Rio Grande do Sul: Canoas (tratores) e Santa Rosa (colheitadeiras).
A MMW International possui três plantas localizadas em Santo Amaro (SP), Canoas (RS) e Córdoba, na Argentina. Está estrategicamente instalada no Mercosul, com o objetivo de atender aos clientes da região e trabalhar como base para exportação de produtos para o mundo.
Hoje, atende mais de 30 países na América do Sul, América do Norte, América Central, Europa, Ásia, África e Oceania. Possui uma linha completa de motores da mais avançada tecnologia – de 2,5 a 9,3 litros e de 50 a 375 cavalos de potência – que cumprem as mais rígidas normas de emissões de poluentes.
A empresa conta com duas linhas de motores voltadas para aplicações agrícolas – MS e Serie 229 – e mantém a liderança no segmento de tratores de roda, com 36% de market share registrado no primeiro semestre de 2008.
A Delphi é uma das líderes mundiais em tecnologia de eletrônica móvel, componentes e sistemas de transportes. Na América do Sul, conta com 11 mil funcionários em 12 fábricas: Itabirito (MG), Paraisópolis (MG), Jacutinga (MG), Espírito Santo do Pinhal (SP), Piracicaba (SP), Jambeiro (SP), Jaguariúna (SP), Cotia (SP), São José dos Pinhais (PR), Gravataí (RS), Porto Alegre (RS) e Terra do Fogo (Argentina).
Há ainda dois Centros Tecnológicos – São Caetano do Sul (SP) e Piracicaba (SP) – e cinco Centros de Aplicações – Jaguariúna (SP), Porto Alegre (RS), Jambeiro (SP) e Cotia (SP) e Buenos Aires (Argentina) -, além da matriz administrativa em São Caetano do Sul (SP).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar