Pesquisar
Close this search box.

Empresa implanta sistema ERP na cidade em tempo recorde

Em apenas quatro meses, considerado tempo recorde frente à média de seis a oito meses, a QAD, empresa especializada em softwares voltados ao setor fiscal, instalou o sistema ERP na Prince Bike, principal fabri­cante de bicicletas do PIM (Polo Industrial de Manaus). O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais, em inglês) tem por objetivo criar melhorias no desempenho administrativo e produtivo por meio de controles integrados de informações dos processos corporativos rotineiros.
Segundo o diretor da Prince Bike, Edson Chen, o ERP me­lhorou o controle de produção da fábrica, pois proporciona relatórios de custos e despesas mais detalhados, além de outros benefícios. O diretor informou que, antes, a empresa possuía um sistema interno feito por técnicos próprios – a instalação do sistema trouxe como principal melhoria a possibilidade de realizar relatórios de despesas em tempo real.
Segundo Chen, todas as expectativas geradas em torno do programa foram atendidas, entre elas a atualização do sistema fiscal e contábil de acordo com as novas exigências da NF-e (Nota Fiscal eletrônica), Sped Fiscal, Sped Contábil e IN86, entre outras.
“A implantação foi bastante corrida. Estabelecemos um prazo de somente 5 meses e realmente foi feita dentro do prazo estabelecido. Houve um grande comprometimento da equipe da QAD. A proposta foi atendida no conceito em geral e pequenos ajustes e deta­lhes que apareceram durante o processo foram concluídos posteriormente, conforme necessidade da nossa empresa”, declarou Chen.
De acordo com o consultor da QAD, Marcelo Caggy, o tempo recorde foi possível devi­do à estrutura pré-defini­da de processos por parte da Prince e uma metodologia de implantação simples e objetiva por parte da QAD.
“Durante o projeto surgiram algumas dificuldades que foram diluídas pela competência das equipes envolvidas, providas de conhecimento das melhores práticas de mercado”, ressaltou. Para Caggy, o constante crescimento do PIM foi um dos grandes motivos para a QAD abrir sua filial em Manaus e, dessa forma, a empresa se tornou a única multinacional de sistemas a estar fixada na cidade.
“As demais empresas do mesmo segmento se utilizam de parceiros, representantes e distribuidores. No Brasil, o software da QAD está ins­talado em mais de 125 unidades, sendo em Manaus nas empresas Pepsi, Visteon e LP Displays, além da Prince Bike”, destacou.

Resultados imediatos

Ausência de retrabalho, ou seja, a informação digitada uma única vez e integrada aos demais módulos relacionados de forma rápida; a não necessidade de intervenção humana; automatização da área industrial; me­lhores índices; baixos estoques; melhor aproveitamento de capacidades produtivas são resultados imediatos que o sistema promove, segundo o consultor.
Caggy informou que, atualmente, os principais projetos da QAD estão voltados para o atendimento da legislação fiscal (NF-e, SPED Contábil e Fiscal) integrados aos demais módulos do sistema que atendem todos os departamentos de uma indústria de grande e médio porte.
De acordo com Caggy, a Prince Bike iniciou em setembro deste ano suas operações controladas pelo ERP da QAD. No geral, o prazo médio de mercado para implantação do software vai depender da estrutura, cenário e complexidade do cliente.
Um ponto importante mencionado pelo consultor da empresa é que o software QAD cumpre as legislações municipais e estaduais e, por serem diferenciadas na região Norte, não são compatíveis com sistemas desenvolvidos no Sul e Sudeste do país, pois possuem características próprias.
Para dar um exemplo de quantos profissionais demandam o projeto, Caggy citou o caso da Prince Bike. “Ao todo foram um coordenador de projetos, um executivo de vendas, consultores técnicos, consultores funcionais e estagiários, somando oito pessoas”, disse.
O consultor da QAD conside­rou ousada a ação da empresa em abrir a filial de Manaus justamente no período de crise, mas ele disse acreditar que através do trabalho, dedicação e competência é possível superar qualquer dificuldade que se torne emergente.
A QAD é uma multinacional americana especializada em indústrias de manufatura, fundada em 1979 nos Estados Unidos. Com mais de 5,8 mil clientes ativos nos mais diversos segmentos, a companhia possui um faturamento anual de mais de US$ 600 milhões.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar