Pesquisar
Close this search box.

Embaixador apoia causa dos governos locais

O embaixador chefe da Delegação Brasileira, na 2ª Rodada de Negociações da Bonn Climate Talks, Luiz Figueiredo, afirmou considerar imprescindível a participação dos governos locais em qualquer novo protocolo internacional de combate às mudanças climáticas. Ele externou o apoio à causa defendida pela delegação das organizações CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), representadas no encontro pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Manaus, Marcelo Dutra, e o prefeito da cidade de Nantes, na França, Roman Dantec. “Conversamos demoradamente com o embaixador e ele destacou que tanto o Brasil, quanto outras nações já bateram o martelo de que as cidades estão no texto final do acordo”, informou Marcelo Dutra.
O embaixador destacou também o papel da cidade de Manaus tem sido fundamental no processo nas negociações mundiais de mudanças climáticas. “Manaus tem sido mais que parceiro, marcando presença nos debates, abrindo novas frentes de trabalho e ajudando nas negociações através de nossa organização mundial, a CGLU”, afirmou Figueiredo. Ele lembrou que alguns países ainda estão muito atrasados com suas metas, o que coloca mais uma vez em risco a Convenção das Partes, a COP-16, que vai ocorrer no México, em Cancún.
Figueiredo informou que o caminho que os países membros sinalizam adotar é dividir a pauta da COP, a fim de que – mesmo sem a aprovação de um texto definitivo, que continue ou substitua o Protocolo de Quioto – seja criado um documento paralelo oficial instituindo de vez o REDD+ como instrumento reconhecido pela ONU de combate às mudanças climáticas. “O documento não só incluiria a Amazônia nos mecanismos internacionais, como também daria aos municípios pobres e isolados do bioma amazônico uma alternativa de conservação sustentável com qualidade de vida”, afirmou Marcelo Dutra.
Segundo o secretário, GGLU e ICLEI discutem agora novas estratégias a serem tomadas não só para garantir o espaço conquistado pelos Governos Locais, mas também para pressionar os governos nacionais para fechar um acordo definitivo em dezembro. “Existem duas possíveis datas para um encontro do grupo de negociadores dos governos locais, no final de agosto ou na terceira quinzena do mês de setembro”, disse Marcelo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar