Pesquisar
Close this search box.

Editorial – Governo é contumaz em regulamentar vida dos brasileiros

O Brasil é um país no qual os governantes, não importa quais sejam suas ideologias, têm uma preferência quase psicótica pela regulamentação. Para tudo existem leis determinando como os brasileiros devem proceder, o que devem comprar e a melhor forma de consumir. A Resolução nº 44/2009, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estabelecendo normas para a comercialização de remédios que podem ser comprados sem receita médica, é a epítome da prática regulatória do governo.

A medida tem um objetivo nobre, impedir os brasileiros de fazerem uso abusivo de remédios, mas ataca o problema de viés, sem encará-lo de frente, como seria muito mais prático. O Brasil está na lista dos países com o maior consumo per capita de medicamentos e também é conhecido por, sua população, fazer uso excessivo da automedicação, que acaba se tornando um problema de saúde pública. Se o brasileiro é contumaz na prática da automedicação é porque a rede pública de saúde é deficiente e não oferece meios para as pessoas se consultarem com médicos sobre o que estão sentindo.

É quase impossível encontrar alguém que se dirige ao posto médico porque está sentindo dor de cabeça. Para esse paciente, é mais rápido ir a uma drogaria, se consultar com o balconista e sair de lá com um analgésico que vai lhe aliviar a dor do que buscar tratamento no sistema público de saúde. Como o governo não é capaz de oferecer aos brasileiros atendimento decente, então dificulta o acesso aos remédios vendidos em prateleiras nas drogarias.

É uma medida paliativa, ineficaz e foi pensada por burocratas que pensam estar investido do poder de consertar o mundo por meio de regras. No Brasil das regulamentações, se criou duas espécies de leis, as que pegam e as que não pegam. As do segundo grupo são geralmente aquelas aprovadas sem a devida consistência jurídica ou mesmo sem levar em conta os interesses das pessoas que elas afetarão.

Quando o governo precisa estabelecer regulamento para a simples compra de uma aspirina é porque está com muito tempo ocioso. Ou melhor dizendo, não está fazendo nada de útil.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar