Pesquisar
Close this search box.

Duas rodas terá plano de ação

https://www.jcam.com.br/ppart02072012.JPG

Um plano de ação concreto para contornar a crise do setor de duas rodas deve ser concluído até a próxima quinta feira, dia 5 de julho. A afirmação foi feita na última sexta-feira (29/6) pelo superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Thomaz Nogueira, após reunião entre empresários e entidades da indústria em busca de alternativas para o segmento.
Entre os pleitos, os representantes sugeriram ao ministro interino do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Alessandro Teixeira, presente no encontro, a desoneração de tributos como o PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e medidas para facilitar o financiamento de motocicletas, afetado até o momento, pelo rigor de concessão de crédito por parte dos bancos.
O governo estadual, por sua vez, se comprometeu a estudar a possibilidade de desonerar o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) da energia elétrica para as fábricas de bens intermediários pertencentes ao setor e a prorrogação do pagamento do imposto.
“Todas as medidas tomadas serão atreladas ao compromisso das empresas em segurar os empregos”, afirmou o auditor fiscal e assessor da Sefaz-AM (Secretaria de Fazenda do Amazonas), Afonso Lobo.
A proposta, segundo ele, é de um pacote de benefícios semelhante ao realizado em 2009, ano de crise econômica – que na época, incluiu, até mesmo, isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para o emplacamento de motos.
Em nota, o superintendente da autarquia disse que todas as sugestões tanto da própria Suframa, quanto do governo – estadual e federal – e da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) foram ouvidas. “Agora é preciso uni-las para chegar num denominador comum”, ressaltou.
Os fabricantes de motocicletas e ciclomotores do PIM já amargam queda de 7,72% na produção de motocicletas de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e de 5,5% no faturamento, entre janeiro e abril deste ano, conforme os dados mais recentes dos indicadores da Suframa.
Dados da Abraciclo anotam queda de 13% nas vendas de janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado e a geração de empregos, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), acumulou saldo negativo de 1.523 postos a menos até maio deste ano.
Propostas
Na última quinta-feira (28/6), na abertura da reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa), Alessandro Teixeira defendeu as medidas já tomadas pelo governo federal no sentido de conter a crise. Ele citou, na ocasião, a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de motos importadas para 35% e o anúncio de R$ R$ 22 milhões disponibilizados para compra de motocicletas, sendo 500 unidades adquiridas imediatamente.
Para o presidente da Aficam, Cristóvão Marques, a solução mais prática é a desoneração dos encargos tributários para os empresários. “Isso é o que resolve. O pacote do governo por si só não ajuda. Eles acham mesmo que comprar 500 motos resolve? Só a moto Honda fabrica 7 mil motos por dia”, disparou.
O presidente do Corecon-AM (Conselho Regional de Economia do Amazonas), Ailson Rezende, acrescentou ainda a permanência da suspensão da TSA (Taxa de Serviços Administrativos) paga à Suframa e uma redução da tributação sobre o produto final para deixar o produto mais atraente para o consumidor.
“Acho que está claro que a crise é de consumo. Na próxima semana faremos uma nova reunião e deveremos ter soluções em duas vias: tanto na questão da desoneração tributária temporária, quanto no acesso ao crédito”, garantiu Alessandro Teixeira, ainda em nota divulgada pela Suframa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar