Pesquisar
Close this search box.

Dow Jones encerra dia com queda de 0,38%

O índice DJIA (Dow Jo-nes Industrial Average) fechou em baixa. Os investidores, que na quarta-feira se animaram com a divulgação de uma carta do presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke, na qual afirma estar “preparado para agir” para evitar um agravamento da crise, aguardam o discurso que ele faria em um evento para ver se essa disposição se mantém.
O DJIA fechou em baixa de 0,38%, com 13.238,32 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,42%, para 1.457,64 pontos. A Bolsa Nasdaq, no entanto, subiu 0,08% e fechou com 2.565,30 pontos.
Na carta, dirigida ao senador democrata pelo Estado de Nova York Charles Schumer, Bernanke destacou o risco de que moradores percam suas casas nos próximos anos devido ao aumento no valor de financiamento, já que os juros aumentaram com a crise no mercado imobiliário norte-americano. Para evitar isso, ele disse que os órgãos reguladores estão incentivando os bancos a refinanciarem ou modificarem os empréstimos de pessoas que estão com dificuldades -a fim de evitar calotes e execução de hipotecas.
No dia 17 deste mês, quando reduziu sua taxa de redesconto (usada pelo Fed para conceder empréstimos de curto prazo a instituições com escassez temporária de liquidez causada por problemas internos ou externos), o Fed já havia informado estar preparado para agir como necessário a fim de “atenuar os efeitos adversos sobre a economia surgidos das turbulências nos mercados financeiros”.
Nesta sexta-feira, Ber-nanke deve participar de um simpósio do Fed em Jackson Hole, no Estado de Wyoming (centro-oeste dos Estados Unidos).
Os investidores aguardam algum sinal de que o banco central poderia vir a reduzir sua taxa básica de juros (a dos fundos federais, principal da política monetária americana por ter efeitos diretos sobre os financiamentos ao setor produtivo), a fim de restaurar a confiança no mercado financeiro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar