Dia dos Pais: mais uma nova etapa

O ano está passando rápido demais, já conseguimos avistar meses que antes pareciam distantes e com eles as datas marcantes para o comércio. Por isso, o Natal ficou mais próximo, o Dia das Crianças ficou pertinho, o Dia dos Pais então nem se fale.
E por falar nesse dia, o comércio começa a arregaçar as mangas para colocar produtos que atraem clientes. Entretanto, não é só isso que chama a atenção do consumidor, como já foi dito milhares de vezes. Preços, bons serviços, boa apresentação dos vendedores e boa exposição dos produtos são alguns dos itens que influenciam as vendas.
A cultura de uma loja deve ser superior com relação aos serviços prestados. Deve ser um lugar agradável para se fazer compras.
Para isso acontecer o processo deve começar pela seleção de admissão, onde os candidatos, por geralmente não ignorarem a reputação da empresa, devem responder a três perguntas:
1- Por qual razão você acha que nossa empresa é mais conhecida?
2- O que você acha que significa atendimento ao cliente?
3- A que clientes você daria esse tipo de atendimento?
A partir das respostas se conhece um pouco o perfil do funcionário a ser contratado e a loja, a partir daí, carrega o fardo de acompanhar seu desempenho. Com isso a própria cultura da empresa se perpetua e cuida dos casos fora do padrão. A ordem é construir um sistema que dure, mesmo que o seu pessoal não.
Em algumas lojas, entretanto, os clientes recebem mensagens culturais confusas, como por exemplo, uma loja com um atendimento impecável mas, com uma política de troca desprezível. Se fizermos uma pesquisa na porta dessas lojas que não tem uma cultura definida, vê-se uma infinidade de respostas e, em alguns casos, os clientes, provavelmente, nem conseguirão pensar em qualquer coisa específica para dizer, pois a loja não causou nenhuma impressão neles. A cultura de uma loja também pode ser construída pelo gerente, independente da política da empresa.
Dê uma olhada na cultura que está imperando nas lojas atualmente, esse é o tipo de cultura que você planejou para sua loja? Foi um acidente ou foi construída? É coerente em todas as lojas? Se você não está contente com o que vê é hora de mudar. Decida qual a imagem que você quer passar para os seus clientes e comprometa-se hoje a fazer isso acontecer, pois vem aí o Dia dos Pais, e é uma nova etapa a ser ultrapassada. Desta vez com uma ótima cultura consolidada.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email