Pesquisar
Close this search box.

Dia dos Namorados será tímido

O Dia dos Namorados se aproxima e o comércio de Manaus já investe em vitrines, lançamentos e promoções para atrair os clientes apaixonados. Considerada a terceira data mais lucrativa para o setor, a expectativa é que mesmo com a recessão econômica, as vendas aumentem em relação ao mesmo período do ano passado, segundo entidades de classe.
Com a mudança no cenário político, a tendência é de retorno da confiabilidade na economia do país. “Mesmo com a queda significativa, estamos tentando voltar com a confiança das instituições, indústrias e consumidores para melhorar as vendas nos períodos de grandes eventos, como o Dia dos Namorados”, comenta o presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas) Ismael Bicharra Filho.
Na hora de presentear o parceiro, a aparência sempre é levada em consideração e o comércio local oferece diferentes opções de presentes que variam de vestuários, calçados, perfumaria, joalheria e eletrônicos. Além disso, flores e jantares também são itens lembrados na data. No entanto, contrariando esses produtos o presidente da ACA acredita que, devido à crise outros itens de necessidade ganharão espaço.
“Atualmente 40% dos brasileiros estão endividados e isso afeta diretamente o poder de compra. Antes produtos como celulares, CDs e joias eram presentes garantidos, agora produtos de utilidades do lar como jogos de jantares, por exemplo, já são considerados por alguns casais”, argumenta Bicharra ao destacar que 10% da população ativa está desempregada. “Além disso, o aumento de taxas de juros e a falta de investimentos nos estoques contribuem para que as vendas não cresçam muito”, completa. Segundo o presidente da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag, o comércio já recorre as formas mais tradicionais para aquecer as vendas. “Os lojistas se mantêm otimistas com a data e procuram investir em decoração de vitrines, pacotes especiais aos casais, descontos e promoções para motivar os consumidores”, destaca. Ele reforça que o setor vive de expectativa e que para a data, o crescimento previsto é de apenas 1%.
Já o economista da Fecomércio (Federação do Comércio do Amazonas), José Fernando, diz que a tendência é de queda nas vendas na data especial. Ele reforça que o Brasil apresenta alta taxa de desemprego e a inflação ainda não está controlada. “Diante do cenário devemos considerar que há possibilidade de as vendas serem inferiores às vendas do ano passado, mas caso for similar, vejo como algo positivo para o setor”, disse.

Ação dos namorados

De 4 a 12 de junho os consumidores que estiverem passando pelo Shopping Manaus ViaNorte poderão ser surpreendidos por um cupido, que distribuirá centenas de brindes apaixonantes. O cupido aparecerá durante todo o dia para presentear de surpresa as pessoas que estejam no shopping. Serão ingressos de cinema, ingressos de show, e outros brindes surpresas. Além disso, o shopping ainda terá diversas ofertas especiais para as compras de namorados.
Com o objetivo de celebrar a data mais romântica do ano, o Millennium Shopping preparou a promoção “Dia dos Namorados com Emotions”, que acontece entre o dia 1° e 12 de junho e premia os seus clientes com uma almofada emojis – como são conhecidas as carinhas, mãozinhas, corações e outros sinais usados em mensagens de texto. Realizando R$250 em compras, em qualquer uma das lojas ou quiosques do mall, os clientes devem se dirigir ao posto de troca da promoção, localizado próximo à praça de alimentação do shopping, e apresentar as notas fiscais das compras para ganhar uma almofada emoji.
Para auxiliar quem fica em dúvidas na hora de comprar os presentes, o Amazonas Shopping está preparando um encarte online especial no Dia dos Namorados, com três casais de blogueiros locais que fazem sucesso nas redes sociais. Com mais de 50 mil seguidores, Bruna Castro, uma das integrantes do “Blog Super Chic”, participará junto a seu namorado Leo Saboia, desta iniciativa, que promete trazer dicas de looks para os casais. Outra que marcará presença na ação é a instablogger Maria Britto, com seu parceiro Davi Lucas. Além deles, Suelen Lima, do blog Rosto de Neve participará junto com seu namorado, Hélio Neto. O ensaio será montado com produtos das lojas do centro de compras, que sempre se preparam para atender a demanda da data.

Olimpíadas

Em Manaus, a Arena da Amazônia será palco dos jogos olímpicos em agosto de 2016. Com aproximação da competição esportiva, a expectativa é de impacto positivo para o comércio amazonense.
“Diferente da Copa do Mundo (2014) o público esperado para assistir as Olimpíadas é de alto poder aquisitivo e com isso esperamos que tenha um volume significativo de consumo”, disse Ismael Bicharra. O presidente da ACA, acredita que o retorno financeiro para o período será favorável, devido não haver investimentos como na Copa.
Durante a competição esportiva, o comércio ao redor da Arena ficará aberto para atender o público nos jogos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar