17 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Despreparo para corrida do potássio

Já está em andamento o projeto que promete criar uma nova e importante alternativa econômica para o Amazonas

Já está em andamento o projeto que promete criar uma nova e importante alternativa econômica para o Amazonas. A exploração da silvinita, minério do que se extrai o potássio, matéria prima de vários insumos, já foi leiloada pelo governo federal a multinacionais canadenses que se instalaram na área, mas a população local tem muito receio do que possa acontecer muito em breve, por causa da absoluta falta de infraestrutura para receber os trabalhadores e visitantes atraídos pela nova indústria. Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Nhamundá, Silves, Urucará, Urucurituba e Autazes são exemplos de municípios que não têm hoje a menor possibilidade sequer de hospedar com algum conforto quem for trabalhar ali. Qualquer evento nestas localidades abarrota os poucos hotéis e pousada, além de fazer sumir rapidamente os gêneros alimentícios.

Estrada

A famosa “Estrada da Várzea”, que foi projetada por causa do potencial mineral da região, está pronta e bela no trecho que vai até Itapiranga, mas parou ali. Para que o escoamento da silvinita não seja comprometido, é preciso concluí-la. Aliás, o que está pensando o Banco Mundial, financiador da obra, desta paralisação? Certamente não está gostando nada da situação.

Finalmente

A Assembleia Legislativa do Amazonas finalmente deve votar na semana que vem o projeto que prevê o fim do voto secreto na Casa. Após uma discussão no plenário, os deputados concordaram com a proposta do vice-presidente Belarmino Lins (PMDB), de retirada da proposta original de Marcelo Ramos (PSB) e a elaboração de uma proposta conjunta de todos os parlamentares, elaborada a partir dos dois textos em tramitação no Senado e na Câmara. O presidente Josué Neto (PSD) disse que a matéria será votada na próxima pauta extensa que “com certeza será na quinta-feira” (11).

Falha nossa

Uma proposta de emenda Constitucional (PEC) encaminhada pelo Governo do Estado – e já subscrita por todos os deputados estaduais – irá fazer ajustes no artigo 17 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual, para que o Amazonas possa conceder incentivos fiscais até 2023. Ainda hoje o artigo prevê que o Amazonas pode conceder incentivos apenas até outubro deste ano, mas a Constituição Federal já ampliou esse prazo para 2023. Assim como aconteceu com as leis que caducaram, o corpo jurídico da Casa não atentou para este “detalhe” desde 2003, quando a prorrogação foi aprovada.

Coerente

Faz sentido colocação feita pelo deputado e médico Vicente Lopes (PMDB), para quem o problema da carência de médicos em alguns municípios do Amazonas não é a falta desses profissionais no mercado. “Não existe é interesse deles de trabalhar no interior, porque os governos não têm programa que lhes assegure uma carreira de Estado, assim como acontece na magistratura e Ministério Público”, diz ele.

Novidade

Está funcionando a partir deste final de semana o Shopping Cidade Leste. A inauguração, na sexta-feira, teve direito até à presença dos globais André Martinelli, do BBB 13, e Mari Silvestre, dançarina do Caldeirão do Huck e Miss São Paulo. São 12.000 m² de área construída com um estacionamento para 250 vagas, pé direito de 4,7m, escada rolante, elevador panorâmico, 55 lojas, duas âncoras, serviços bancários e academia na região que mais cresce e que menos tem centros de compras em Manaus, a zona Leste.

Destaque

A morte da coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões, Lana Micol Cirino Fonseca, 30 anos, barbaramente assassinada em maio passado na porta da sua residência na cidade de Tabatinga, é destaque no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência contra a mulher. O calhamaço de mais de mil páginas foi acrescentado e informa que até o momento a polícia não identificou os dois homens que dispararam cinco tiros contra a radialista. O ex-marido dela, identificado como Edmar, encontra-se preso na cidade sob suspeita de ser o mandante do crime.

Recomendações

Sobre o Amazonas, o relatório da CPMI faz 30 recomendações que vão da criação de delegacias especializadas no interior à capacitação de servidores. Chamou a atenção o elevado número de registros de ameaça. Em nenhum outro Estado a CPMI observou os registros de ameaça atingirem percentual 400% maior que os crimes de violência doméstica. Em 2010, por exemplo, foram registrados no Estado 15.458 crimes de ameaça, 145 estupros, 46 homicídio, 3.391 lesão corporal e 4.133 violências doméstica.
Mais mulher

A Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República e as Procuradorias da Mulher na Câmara e no Senado lançarão uma cartilha em todo o país para incentivar a maior participação das mulheres na política. O material será o pontapé inicial da campanha nacional que será realizada no segundo semestre com o apoio da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.

Boa ideia

É boa a ideia do líder do PPS na Câmara Municipal de Manaus, vereador Professor Samuel, de alterar o nome da Arena da Amazônia para homenagear um dos maiores apoiadores do futebol amazonense, Flaviano Limongi. Os vereadores do Rio de Janeiro, por exemplo, aprovaram projeto de lei para mudar o nome do Estádio Engenhão, que atualmente leva o nome de João Havelange, para João Saldanha.

Iniciativa

O Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na rua Gandú com avenida Noel Nutles, na Cidade Nova, zona Norte, sedia neste final de semana o “Mega Bazar Cidade Nova”, com ofertas na área de confecção, calçados, artigos infantis, acessórios e alimentação. O evento é promovido por empreendedores de comunidades da zona Norte. É uma bela iniciativa comunitária para incrementar vendas, que pode ser replicada em outras áreas da cidade.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email