Pesquisar
Close this search box.

Despreparo para corrida do potássio

Já está em andamento o projeto que promete criar uma nova e importante alternativa econômica para o Amazonas. A exploração da silvinita, minério do que se extrai o potássio, matéria prima de vários insumos, já foi leiloada pelo governo federal a multinacionais canadenses que se instalaram na área, mas a população local tem muito receio do que possa acontecer muito em breve, por causa da absoluta falta de infraestrutura para receber os trabalhadores e visitantes atraídos pela nova indústria. Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Nhamundá, Silves, Urucará, Urucurituba e Autazes são exemplos de municípios que não têm hoje a menor possibilidade sequer de hospedar com algum conforto quem for trabalhar ali. Qualquer evento nestas localidades abarrota os poucos hotéis e pousada, além de fazer sumir rapidamente os gêneros alimentícios.

Estrada

A famosa “Estrada da Várzea”, que foi projetada por causa do potencial mineral da região, está pronta e bela no trecho que vai até Itapiranga, mas parou ali. Para que o escoamento da silvinita não seja comprometido, é preciso concluí-la. Aliás, o que está pensando o Banco Mundial, financiador da obra, desta paralisação? Certamente não está gostando nada da situação.

Finalmente

A Assembleia Legislativa do Amazonas finalmente deve votar na semana que vem o projeto que prevê o fim do voto secreto na Casa. Após uma discussão no plenário, os deputados concordaram com a proposta do vice-presidente Belarmino Lins (PMDB), de retirada da proposta original de Marcelo Ramos (PSB) e a elaboração de uma proposta conjunta de todos os parlamentares, elaborada a partir dos dois textos em tramitação no Senado e na Câmara. O presidente Josué Neto (PSD) disse que a matéria será votada na próxima pauta extensa que “com certeza será na quinta-feira” (11).

Falha nossa

Uma proposta de emenda Constitucional (PEC) encaminhada pelo Governo do Estado – e já subscrita por todos os deputados estaduais – irá fazer ajustes no artigo 17 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual, para que o Amazonas possa conceder incentivos fiscais até 2023. Ainda hoje o artigo prevê que o Amazonas pode conceder incentivos apenas até outubro deste ano, mas a Constituição Federal já ampliou esse prazo para 2023. Assim como aconteceu com as leis que caducaram, o corpo jurídico da Casa não atentou para este “detalhe” desde 2003, quando a prorrogação foi aprovada.

Coerente

Faz sentido colocação feita pelo deputado e médico Vicente Lopes (PMDB), para quem o problema da carência de médicos em alguns municípios do Amazonas não é a falta desses profissionais no mercado. “Não existe é interesse deles de trabalhar no interior, porque os governos não têm programa que lhes assegure uma carreira de Estado, assim como acontece na magistratura e Ministério Público”, diz ele.

Novidade

Está funcionando a partir deste final de semana o Shopping Cidade Leste. A inauguração, na sexta-feira, teve direito até à presença dos globais André Martinelli, do BBB 13, e Mari Silvestre, dançarina do Caldeirão do Huck e Miss São Paulo. São 12.000 m² de área construída com um estacionamento para 250 vagas, pé direito de 4,7m, escada rolante, elevador panorâmico, 55 lojas, duas âncoras, serviços bancários e academia na região que mais cresce e que menos tem centros de compras em Manaus, a zona Leste.

Destaque

A morte da coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões, Lana Micol Cirino Fonseca, 30 anos, barbaramente assassinada em maio passado na porta da sua residência na cidade de Tabatinga, é destaque no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência contra a mulher. O calhamaço de mais de mil páginas foi acrescentado e informa que até o momento a polícia não identificou os dois homens que dispararam cinco tiros contra a radialista. O ex-marido dela, identificado como Edmar, encontra-se preso na cidade sob suspeita de ser o mandante do crime.

Recomendações

Sobre o Amazonas, o relatório da CPMI faz 30 recomendações que vão da criação de delegacias especializadas no interior à capacitação de servidores. Chamou a atenção o elevado número de registros de ameaça. Em nenhum outro Estado a CPMI observou os registros de ameaça atingirem percentual 400% maior que os crimes de violência doméstica. Em 2010, por exemplo, foram registrados no Estado 15.458 crimes de ameaça, 145 estupros, 46 homicídio, 3.391 lesão corporal e 4.133 violências doméstica.
Mais mulher

A Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República e as Procuradorias da Mulher na Câmara e no Senado lançarão uma cartilha em todo o país para incentivar a maior participação das mulheres na política. O material será o pontapé inicial da campanha nacional que será realizada no segundo semestre com o apoio da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.

Boa ideia

É boa a ideia do líder do PPS na Câmara Municipal de Manaus, vereador Professor Samuel, de alterar o nome da Arena da Amazônia para homenagear um dos maiores apoiadores do futebol amazonense, Flaviano Limongi. Os vereadores do Rio de Janeiro, por exemplo, aprovaram projeto de lei para mudar o nome do Estádio Engenhão, que atualmente leva o nome de João Havelange, para João Saldanha.

Iniciativa

O Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na rua Gandú com avenida Noel Nutles, na Cidade Nova, zona Norte, sedia neste final de semana o “Mega Bazar Cidade Nova”, com ofertas na área de confecção, calçados, artigos infantis, acessórios e alimentação. O evento é promovido por empreendedores de comunidades da zona Norte. É uma bela iniciativa comunitária para incrementar vendas, que pode ser replicada em outras áreas da cidade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar