Pesquisar
Close this search box.

Desmatamento na região vai ser debatido por Caindr

A Caindr (Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional) realizará audiência pública para debater os índices alarmantes do desmatamento na região e suas conseqüências ao meio ambiente. A reunião, que deve acontecer ainda neste mês, foi requerida pelos deputados Marcelo Serafim (PSB-AM) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Os parlamentares querem a presença na audiência dos ministros Reinhold Stephanes (Agricultura), Marina Silva (Meio Ambiente), o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Reno-váveis), Bazileu Margarido e de um representante do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Após descerrar a foto de Vanessa Grazziotin na galeria dos ex-presidentes, a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) colocou em votação mais quatro requerimentos, todos aprovados. Entre eles, o proposto por Marcelo Serafim para a imediata visita dos parlamentares da comissão aos municípios amazonenses de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga (AM) que fazem fronteira com a Venezuela, Colômbia e Equador, países envolvidos em recente crise diplomática. Os deputados vão verificar junto com o Exército Brasileiro a segurança na fronteira.
Outro requerimento aprovado foi o de autoria do deputado Carlos Souza (PP-AM) que solicitou a realização de audiência pública com o objetivo de reunir informações sobre as diretrizes e políticas “governamentais concernentes à navegação fluvial na região amazônica, bem como sobre as providências relativas aos constantes acidentes e naufrágios que vêm ocorrendo na região”.
A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) requereu a realização de reunião conjunta da comissão com a Assembléia Legislativa do Pará para debater o Projeto de Lei nº 1531/2007, de autoria de Janete Capiberibe, que torna obrigatório o uso de proteção no motor e eixo das embarcações em todo o país. O projeto visa evitar os acidentes por escalpelamento causados pelo eixo dos motores dos barcos A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), que reforçou a solicitação, propôs que a reunião também seja realizada no Amapá.

Subcomissão
especial

Na reunião ordinária também foi aprovada no âmbito da Caindr a criação da Subcomissão Especial “para estudar e emitir pareceres referentes aos processos políticos sobre a água no Brasil e seus impactos na região amazônica, bem como a participação no Fórum Mundial da Água que acontecerá em 2009 em Istambul na Turquia”. A proposta foi formulada pela deputada Vanessa Grazziotin.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar