Pesquisar
Close this search box.

Desemprego cai 9% em setembro

A taxa ficou em 9%, número 1 ponto percentual abaixo da apurada em setembro do ano passado. Já o rendimento médio da população ocupada ficou estável entre agosto e setembro. A população ocupada nas seis regiões subiu 1%. O número de desempregados no total das seis regiões atingiu 2,1 milhões.

O contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado mostrou queda de 0,4% em relação a agosto e recuo de 1,3% em relação a setembro do ano anterior.
O IBGE também divulgou que a massa real de rendimento da população ocupada atingiu R$ 23,5 bilhões nas seis regiões em julho. O número representa uma alta de 1,3% sobre julho -o dado é divulgado com um mês de defasagem- e um avanço de 5,4% sobre igual mês de 2006.

Desemprego deve cair mais

O IBGE estima que o País fechará o ano com a menor taxa de desemprego mensal desde 2003.

De acordo com o economista Cimar Pereira, responsável pela Pesquisa Mensal de Emprego, o cenário econômico atual está favorecendo o ritmo de contratação no mercado formal, resultando na queda da taxa de desemprego, que ficou em 9% em setembro.

“A tendência de queda é cada vez mais clara. Sem dúvida, em dezembro, teremos uma taxa bastante inferior ao que foi mostrada no ano passado”, afirmou.

Em dezembro, a taxa média de desemprego foi de 8,4%. O percentual de setembro foi o menor desde então.
De janeiro a setembro, a taxa de desemprego foi de 9,7%. É a menor média para igual período desde 2003.

“O mercado de trabalho em setembro absorveu um percentual de pessoas ocupadas bastante significativo. Esse está sendo o melhor ano da série mensal de emprego. 2007 é um ano com taxa de desemprego menor, com rendimento mais alto”, observou o economista do IBGE.

A pesquisa constatou ainda que o número de empregados sem carteira assinada ficou estável em setembro, se comparada ao mês anterior. O mesmo foi verificado em relação aos empregos com carteira assinada. Já o número de trabalhadores autônomos cresceu 2,6% em setembro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar