Pesquisar
Close this search box.

Dana amplia exportação para VW do México

https://www.jcam.com.br/logistica_cad2_0210.jpg

A divisão de Sistemas de Vedação da Dana vai aumentar o volume de exportação de protetores termoacústicos para a Volkswagen do México. A partir do início de 2008, além de fornecer esses componentes para o motor 2.5 de cinco cilindros dos automóveis Bora (no Brasil, vendidos como Jetta) e New Beetle fabricados naquele país, a Dana passará a equipar também os motores 2.0, que equipam o New Beetle, o Golf e o Jetta (no Brasil, vendido co­mo Bora).

“Com esse novo negócio, vamos aumentar em 80% o volume de exportação de nossos protetores termoacústicos para a Volkswagen mexicana”, destacou Paulo Nunes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Dana América do Sul. Fabricados no complexo industrial da Dana em Gravataí (RS), os componentes serão enviados para a cidade de Puebla, onde está localizada a fábrica da montadora.

Nos modelos Jetta, New Beetle e Golf, o TAPS (sigla em inglês para protetor termoacústico) da Dana é aplicado no coletor do sistema de escapamento. A principal função do componente é o isolamento térmico, para proteger os componentes do motor sensíveis ao calor, como peças plásticas e unidades eletrônicas. O TAPS pode conter um calor de até 900ºC e também é capaz de isolar o ruído.

Os TAPS da Dana possuem três camadas, duas de aço aluminizado e uma camada interna de enchimento isolante, que garantem resistência ao calor e redução de ruído e vibração. Os protetores de três camadas da Dana foram patenteados com a marca ProTec.

Aumento da demanda

O projeto atende às novas exigências das montadoras, que reservam um espaço cada vez menor ao conjunto motriz e necessitam de sistemas mais leves e compactos.
Também o crescimento na utilização de módulos e unidades eletrônicas para gerenciar o funcionamento do motor levou a Dana a desenvolveresse tipo de componente.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar