Custos da crise deveriam ser assumidas pelos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os EUA pela atual crise nos mercados e disse que o governo americano deveria “assumir as dificuldades”. “Quem criou a lei de financiamento foi o governo dos EUA, portanto quem vendeu as facilidades assuma as dificuldades”, disse Lula, na Finlândia.
Luiz Inácio reafirmou que o Brasil tem solidez econômica e não vai ser afetado pela crise dos mercados mundiais. “A crise foi causada por alguns fundos de investimentos que quiseram comprar títulos de risco como se estivessem em um cassino, tiveram prejuízos e nós não aceitaremos os prejuízos de um jogo do qual não participamos”, disse Lula.
Segundo o presidente, a origem da crise “é um problema da política doméstica americana”, e a balança comercial brasileira não depende de um ou dois países, pois o crescimento do país está ancorado no mercado interno.“Não queremos jogar fora essa oportunidade (de crescimento) por causa de apostadores que tentam ganhar dinheiro fácil, em vez de ganhar dinheiro trabalhando”.
“Se os lucros não foram repartidos, muito menos queremos repartir os prejuízos”, disse Lula. De acordo com analistas, o aumento do risco de inadimplência no mercado de financiamento da casa própria nos EUA é a raiz da instabilidade que atingiu as bolsas de valores de todo o mundo desde julho deste ano.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email