Pesquisar
Close this search box.

Crise vai ter avaliação antes do fim do recesso

Antes mesmo do fim do recesso parlamentar, alguns partidos devem reunir suas bancadas para fazer uma avaliação sobre a crise no Senado, que envolve o presidente José Sarney (PMDB-AP). Até mesmo o PR, que antes do recesso mantinha uma posição de apoio ao senador, pode rever sua posição.
Até o momento, uma representação do P-SOL e quatro denúncias do líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), contra o senador Sarney estão no Conselho de Ética para que sejam apreciadas.
O senador Expedito Júnior (PR-TO) procurou conversar com o líder João Ribeiro (TO) para que a bancada faça uma reunião e avalie a situação do presidente do Senado antes do fim do recesso parlamentar. Já o líder do PDT, Osmar Dias (PR), também pretende convocar uma reunião da bancada para a esta semana.

Situação insustentável

Para Osmar Dias, a situação política de Sarney ficou insustentável a partir da divulgação das gravações de conversas telefônicas entre ele e o seu filho, Fernando Sarney, nas quais tratam da contratação do namorado de uma de suas netas para ocupar uma vaga no Senado. O rapaz foi contratado por meio de ato secreto editado pelo então diretor-geral, Agaciel Maia.
Na reunião da bancada do PDT, Osmar Dias apresentará para deliberação pelo menos três pontos: manter a postura de afastamento do presidente Sarney; incentivar mecanismos para que o Conselho de Ética decida o mais rápido possível a respeito das denúncias e da representação que já se encontram no colegiado; e reivindicar que os trabalhos nas comissões permanentes ocorram de forma mais intensa que no primeiro semestre.
O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), vai reunir a bancada na volta do recesso, no dia 4, para avaliar a situação política do presidente do Senado. Ele defende que o partido apresente ao Conselho de Ética representação contra Sarney, caso o parlamentar não dê “explicação convincente” sobre as denúncias. Ainda segundo Agripino, o recesso parlamentar serviu para “aumentar a pressão” pelo afastamento de Sarney.
No PSDB, a avaliação é semelhante e a tendência deve ser de dar apoio institucional às iniciativas do líder Arthur Virgílio. “Agora é inevitável. O partido tem que rever a decisão para acelerar os procedimentos para o julgamento de Sarney”, disse o vice-líder da sigla, Álvaro Dias (PR). Na sua avaliação, a crise ética do Senado tornou-se política a partir do recrudescimento das denúncias contra o presidente da Casa.
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) informou que conversará com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do partido, para discutir a adoção de uma posição sobre a crise no Senado. “Se os partidos tiverem essa posição, o PSB terá que se manifestar”, ressaltou.
Um dos defensores do afastamento de Sarney da presidência do Senado, Casagrande considera que qualquer medida administrativa a ser tomada pelo parlamentar no retorno do recesso não resolverá o problema. “O que resolve é ver se ele resiste [às denúncias] até o seu julgamento [pelo plenário do Senado].”

Manter decisão

O senador petista Eduardo Suplicy disse acreditar que a bancada do partido deve ­manter, na volta do recesso, a decisão de pedir o ­afasta­mento temporário de Sarney da presidência do Senado, com direito à ampla defesa em relação às denúncias que o atingem. Em nota à im­prensa, Suplicy reafirmou que Sarney deve tormar a iniciativa de comparecer ao Conselho de Ética, antes de ser convocado para esclarecer os fatos a ele imputados.
A Agência Brasil não conseguiu falar com os líderes do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do PTB, Gim Argello (DF), ambos aliados do presidente do Senado. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em viagem ao interior de Rondônia, considera que a bancada deve se reunir na volta do recesso para avaliar a situação política da Casa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar