Pesquisar
Close this search box.

Corrida de orientação em Manaus destaca-se em outubro

Corrida de orientação em Manaus ganha destaque em outubro

Pegar o mapa e tentar ser o mais rápido possível para vencer o ‘Sprint Cloman’, que acontecerá a partir das 8h, do dia 4 de outubro, domingo, nas dependências do Círculo Militar de Manaus, no São Jorge.

“Sprint, do inglês, significa arrancada, ou seja, será uma prova rápida e curta, com um percurso de 1,6 km, uma variante da corrida de orientação que começa com 5 km e segue com diversos outros percursos dependendo do grau de atleta que você quer atingir. Cloman é o nosso Clube de Orientação de Manaus, responsável por organizar esses eventos de corridas de orientação”, falou Kleist Mendonça, organizador e coordenador do ‘Sprint Cloman’.

Kleist é o nome mais conhecido no Amazonas quando se trata de competições de orientação. Formado em Educação Física pela Ufam, é professor de fisiologia humana nesta Universidade. Primeiro tenente da reserva do Exército, em 1988 o professor atleta introduziu no Amazonas a prática geral da orientação e, em 1997, criou o I Circuito Amazonense de Orientação. Desde então tem participação ativa local, nacional e internacionalmente como dirigente e atleta, disputando campeonatos brasileiros e sulamericanos.

Kleist Mendonça é o nome mais conhecido no Amazonas quando se trata de competições de orientação

“A corrida de orientação é um esporte que consiste em percorrer um terreno desconhecido com o auxílio de um mapa preparado para este fim e também de uma bússola em percursos mais difíceis. Este esporte se mostra muito promissor, pois é uma atividade física completa, que une o físico com a inteligência”, explicou.

Um esporte lúdico

O ‘Sprint Cloman’ acontecerá dentro da área do Círculo Militar, um clube com arruamentos e bosque, ideal para quem gosta de praticar esportes em contato com a natureza.

Diferente das corridas de rua, o atleta da corrida de orientação precisa seguir as especificações de um mapa, que ele leva consigo. No mapa constam os postos de controle por onde o atleta, obrigatoriamente, precisa passar.

Mapa do percurso que ocorrerá nas dependências do Círculo Militar de Manaus, no São Jorge

“É um esporte lúdico, tipo uma caça ao tesouro. Ao mesmo tempo em que o atleta precisa ser rápido, ele também tem que saber localizar onde está o próximo posto de controle. É um esporte que une o físico e o mental”, disse.

“Nas corridas de orientação temos um percurso básico, como este de agora, que será de 1,6 km, mas se o atleta não conseguir, ou demorar a localizar, os postos de controle ele, com certeza, irá correr bem mais do que aquele que acertar de primeira todos os postos”, completou.

Kleist lembrou que, como em qualquer esporte, na corrida de orientação algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para achar os postos de controle. Aquelas que se perdem até nas ruas do próprio bairro onde moram há anos, certamente terão mais dificuldade na prática desse esporte.

“Ainda assim é um esporte indicado para qualquer pessoa. É um complemento da formação psicossocial do cidadão, pois mede sua capacidade física e cognitiva”, acrescentou.

E o futuro atleta pode começar cedo na prática da orientação. Com seis anos, lógico, acompanhado por um adulto, já tem a capacidade de entender como a corrida funciona. A partir dos dez anos de idade pode competir sozinho.

“Geralmente as corridas de orientação organizadas pelo Cloman ocorrem em áreas de mata na zona urbana de Manaus e nos arredores da cidade, mas essa do dia 4 será mais uma diversão, pois como o Clube dos Oficiais é um local fechado, dentro da cidade, não tem perigo algum de alguém se perder”, afirmou.

O mapa como prêmio          

Para os iniciantes nas corridas de orientação é bom aprender alguns termos como, por exemplo, categorias Estilo Fazenda e Estilo Clássico.

“O Estilo Fazenda é para os iniciantes e novatos. O ‘Sprint Cloman’ é ideal para estes futuros atletas da orientação. Como eles ainda estão aprendendo, a ordem de passagem pelos postos de controle é aleatória diferente de quem se enquadra no Estilo Clássico, que são os praticantes e os experientes. Estes precisam obedecer o que está no mapa”, avisou.

E ainda há uma diferença entre o estreante e o novato. O estreante, como a palavra já diz, é quem está estreando, enquanto o novato, já participou de ao menos uma prova. Praticantes e experientes são a mesma coisa. Na corrida do dia 4, o início será às 8h e Kleist acredita que por volta das 11h todos os atletas terão concluído o percurso.

“Este ano estamos comemorando a realização da 24ª edição do Campeonato de Orientação, que nunca deixou de acontecer, ainda que sem datas ou locais definidos. Em julho ocorreu a 1ª etapa, nas matas do Conjunto Jardim de Versalhes, reunindo 170 competidores. A 2a etapa irá ocorrer no dia 24 de outubro, no CSU do Parque Dez, e pretendemos reunir um número ainda maior de competidores”, adiantou.

A premiação do ‘Sprint Cloman’, como ocorre em todas as corridas organizadas pelo Cloman, será o mapa da competição.

“Existem atletas que participam desde a primeira corrida do Campeonato e têm, encadernados, todos os mapas dessas corridas. É uma satisfação e um orgulho para um atleta de orientação guardar estes mapas”, finalizou.

Alguns atletas competem há mais de 20 anos

Serviço

O que: ‘Sprint Cloman’, corrida de orientação

Onde: Círculo Militar de Manaus, no São Jorge

Quando: Dia 4 de outubro, a partir das 8h

Informações: 9 9114-3275

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar