Pesquisar
Close this search box.

Copom decide elevar a Selic de 11,75% para 12,25% ao ano

Como já era esperado, o Banco Central anunciou ontem o segundo aumento seguido da taxa básica de juros no ano para combater a alta recente da inflação. O Copom (Comitê de Política Monetária do BC) decidiu elevar a Selic de 11,75% ao ano para 12,25% ao ano, acompanhando a aposta da maioria dos analistas do mercado financeiro. Em abril, o BC realizou o primeiro aumento desde maio de 2005, e os juros subiram de 11,25% ao ano para 11,75%. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 22 e 23 de julho, e a expectativa do mercado financeiro é de novos aumentos na Selic. Segundo a pesquisa semanal do BC conhecida como relatório Focus, os economistas esperam que a taxa básica de juros termine 2008 em 13,75%. Isso representa um aumento de mais 1,50 ponto percentual, diluído nas quatro reuniões que o Banco Central realizará até o fim do ano -possivelmente, dois aumentos de 0,50 ponto e dois de 0,25 pp.
Os economistas só esperam que os juros recuem novamente no próximo ano e, mesmo assim, para terminar 2009 em 12,50%, acima do que está hoje. As previsões de novos aumentos dos juros se devem não só à inflação, mas também às palavras do BC na ata da última reunião. Nela, a instituição diz que as altas recentes de preços são “impactos inicialmente localizados”, mas que apontam para o risco de uma “deterioração persistente” da inflação, o que justificaria o aumento dos juros.
Em relação às criticas de que o BC pode comprometer o crescimento da economia, o Copom diz que, ao combater a inflação, está ajudando a melhorar o planejamento das famílias e das empresas, além de “resguardar os importantes incrementos na renda real dos assalariados”. Outra preocupação do BC são as previsões de inflação acima do centro da meta -que é de 4,5%- para 2008 e 2009.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar