Pesquisar
Close this search box.

CONTAS ENCERRADAS

O possível candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, anunciou uma série de medidas que o partido vai tomar para buscar os esclarecimentos sobre a retenção pela Caixa Econômica Federal de recursos de poupanças. O tucano disse que, no episódio, houve a intenção de se fazer “um verdadeiro confisco da poupança” dos brasileiros.
A Caixa encerrou 552.527 contas poupanças cujos CPF tinham sido cancelados, suspensos ou pendentes de regularização com a Receita Federal. No conjunto, essas contas de poupança detinham R$ 719 milhões, que descontados dos impostos, aumentaram o lucro líquido da instituição em R$ 420 milhões em 2012.
Entre as medidas tomadas, o PSDB entra nesta terça com um pedido para que o MPF (Ministério Público Federal) investigue por crime de gestão temerária e fraudulenta de instituição financeira por parte de diretores e conselheiro da Caixa Econômica e de autoridades do Ministério da Fazenda. Em outro movimento, o partido também pedirá ao MPF que mova uma ação civil pública a fim de assegurar que os recursos retidos das poupanças sejam devolvidos aos poupadores.
Na volta do recesso parlamentar, o PSDB, em conjunto com o DEM, vai apresentar um convite para que o presidente da Caixa, Jorge Hereda, preste esclarecimentos na Câmara ou no Senado sobre o episódio. Por se tratar de convite, a presença de Hereda não é obrigatória. Também em parceria com o DEM, os tucanos vão propor a convocação dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, da CGU (Controladoria-Geral da União), Jorge Hage, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
Aécio Neves também apresentará um requerimento para que Mantega dê esclarecimentos sobre o episódio. Segundo ele, a Caixa só poderia se apropriar dos recursos das poupanças dos correntistas nos casos em que houve irregularidade graves, o que, na opinião dele, não seria o caso de irregularidades cadastrais com CPF.
“Quero lamentar mais uma irresponsabilidade cometida contra uma instituição”, disse Aécio Neves, para quem o lamento é “duplo” pelo fato de ele já ter trabalhado na própria Caixa. “No mínimo houve esperteza, talvez seguindo o exemplo de cima”, criticou.
Para o provável candidato do PSDB à Presidência, a intenção foi de se fazer um “confisco” nas contas dos correntistas. Contudo, isso só não ocorreu porque o caso foi revelado pela imprensa no final de semana.
Ao lembrar o episódio que resultou na correria de beneficiários do Bolsa Família ano passado, o tucano disse que ocorreu uma reincidência de irregularidades na Caixa. Para Aécio, naquela ocasião o banco estatal “mentiu” para os brasileiros quando houve mudança na data do pagamento do benefício do programa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar