Consumidor precisa de auxílio para escolher

No ano passado, 2,5 milhões de televisores do tipo Plasma e LCD foram vendidos, segundo dados do instituto GfK, apurados pelo IDG Now!, portal especializado em tecnologia

No ano passado, 2,5 milhões de televisores do tipo Plasma e LCD foram vendidos, segundo dados do instituto GfK, apurados pelo IDG Now!, portal especializado em tecnologia. Desse montante, 84% são de LCD, contra 16% das TVs de plasma. Com a chegada das TV LED, que segundo os fabricantes, gera um brilho mais intenso, cores estáveis e um menor consumo de energia, mais uma tecnologia parece entrar na briga pela escolha do consumidor.
Com a inauguração do sinal digital da TV Amazonas (retransmissora da Rede Globo), e da SkyHDTV, vem sendo observada uma procura maior pelas TVs DTV (Digital TV) e a tendência é essa busca aumentar. E com tantas siglas e promessas por imagens perfeitas, muitos consumidores manauenses sentem dificuldade em escolher o melhor produto, ou o que mais se encaixe em seu orçamento e necessidade. Por isso, lojas especializadas no segmento de eletrônicos sempre estão tentando deixar seus vendedores cada vez mais informados das novidades tecnológicas, a fim de auxiliar o cliente no árduo trabalho de comprar um aparelho entre tanta diversidade.
Um princípio básico que os consumidores devem saber, é que as TVs de Plasma, LCD e LED, para oferecerem todo o potencial de imagem ao telespectador, devem ser utilizadas com um aparelho reprodutor de discos Blu- Ray, uma fonte de sinal HDTV (sigla para TV em alta definição, em inglês), ou um videogame, como o Playstation 3. Nas lojas da Mirai Panasonic em Manaus, o gerente do departamento de compras, Max Williams Vitoriano, informou que os modelos mais procurados atualmente são os de 32 e 42 polegadas, e com a chegada da TV digital pela TV Amazonas, os aparelhos DTV têm uma procura maior a cada dia. “A principal reclamação era justamente o fato de não ser possível assistir a Globo na Sky, e na TV aberta a qualidade do sinal não era satisfatória. Com essa inauguração certamente está havendo uma maior demanda por novos televisores compatíveis com o sinal digital”, disse Vitoriano.
O consumidor deve saber que nem todos os aparelhos de Plasma e LCD vêm preparados para receber o sinal digital, sendo necessário se informar com o vendedor, se não vier especificado na etiqueta do produto. “Alguns modelos já vêm com o conversor integrado à TV, porém outros não, havendo a necessidade de se utilizar o set-top box”, explicou o gerente. O set-top box pode ser encontrado em lojas especializadas na cidade, a preços na faixa dos R$ 300 a R$ 400. No momento, a Panasonic não dispõe da tecnologia LED, no entanto, a marca já comercializa mundialmente um modelo chamado New Plasma, tendo a mesma espessura de uma TV LED, porém, segundo Williams, com qualidade muito superior. “Ao compararmos a uma TV de Plasma, o LED ganha nos quesitos brilho, nitidez e consumo, mas perde nos itens considerados mais importantes como: contraste, ângulo de visão e reprodução de imagens em movimentos”, disse Vitoriano. Sobre o cliente estar ciente de sua necessidade, Williams afirma que muitos nem sempre sabem distinguir as diferenças entre as tecnologias existentes no mercado. “Nossos consultores de vendas estão capacitados para retransmitir aos nossos clientes todas as informações sobre o produto”, declarou Vitoriano.
O gerente faz outra observação importante ao consumidor. “É importante ressaltar na hora da venda que só se obtém uma imagem Full HD com receptores de imagens que reproduzam essa totalidade de linhas, como por exemplo, o reprodutor Blu-Ray, na qual gera uma imagem Full HD. Sendo assim, fica a critério de nossos clientes optar por uma TV HD, onde se obtêm uma excelente qualidade de imagem, ou por uma TV Full HD na qual ele terá uma imagem de qualidade ainda melhor.
Outro fato que promete incentivar as vendas é a Copa do Mundo. “As novas TVs são o sonho de consumo de muito brasileiros e uma Copa do Mundo impulsionará as vendas desses equipamentos, visto que em 2006, ano da última Copa, foi quando tivemos o maior número de vendas das TV de Plasma e LCD”, declarou o gerente.
O gerente de marketing das lojas Ramsons, Arnaldo Rocha, informou que, por serem a grande novidade do mercado, as TVs LED são as mais geradoras de curiosidades e indagações, além de chamar a atenção por suas especificações e design. “Ela já está disponível em todas as lojas, a saída é grande e o alto preço não está apresentando barreiras, porém, acredito que a tendência é que o valor caia em curto prazo”, antecipou Rocha.
Arnaldo informou que todas as especificações técnicas dos produtos vêm descritas nas etiquetas, podendo outras dúvidas ser tiradas com o vendedor. Como muitos consumidores ainda estão em processo de assimilação das novas tecnologias, principalmente sobre HD e Full HD, Arnaldo disse que o cliente é bem informado do produto que está levando. “Sempre explicamos que o aparelho tem um potencial de imagem de acordo com a tecnologia e acessórios disponíveis ao cliente. Se o mesmo dispuser de um aparelho Blu-Ray, os filmes serão exibidos com a melhor qualidade que a TV pode proporcionar”, explicou Rocha.
Ao contrário da Mirai Panasonic, na Ramsons os televisores convencionais ainda são bastante procurados. De acordo com Arnaldo, isso se dá devido às condições facilitadas em equipamentos e aos preços atraentes, visto que esse tipo de aparelho vem caindo cada vez mais de preço. Arnaldo não percebeu um aumento nas vendas por conta da chegada da TV Amazonas, mas acredita que tal tecnologia vem sendo e aguardada pelos consumidores desse mercado, desde quando começaram as discussões há mais de um ano. Para Arnaldo Rocha, há também grande expectativa em relação aos próximos eventos esportivos mundiais. “Todos os eventos de proporção mundial como a Copa e as Olimpíadas, impulsionam a venda de aparelhos mais modernos”, disse.

Analógicos ainda podem ser comprados na Bemol

A gerente do departamento de Marketing das lojas Bemol, Sheyla Sobreira, informou que os televisores analógicos ainda podem ser encontrados nas prateleiras da Bemol, porém são oferecidos somente os modelos com a tecnologia Slim, que possuem tela plana e são mais finos. Segundo Sheyla, a Bemol foi a primeira na região a oferecer as TVs LED da Samsung nas lojas, tendo boa aceitação pelos consumidores. “Tradicionalmente, por ser um lançamento, o preço ainda é alto comparado às outras tecnologias, mas com o aumento da oferta de produtos, a tendência é o preço se tornar mais acessível”, explicou a gerente. Sheyla comentou sobre como a chegada da TV aberta em sinal digital e também da Sky HDTV, pode influenciar na escolha do consumidor. “Agora o telespectador poderá – em seus aparelhos de alta definição – ter uma qualidade de imagem compatível com o sinal da TV Digital sendo transmitido pela TV Amazonas e Sky, o que antes não acontecia”, disse Sheyla.
Outra informação importante é que, segundo Sheyla, a partir de 2010 as TVs acima de 32 polegadas deverão vir com o conversor digital integrado. “Nosso objetivo é em breve trabalhar apenas com produtos preparados para a TV Digital”, acrescentou a gerente.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email