Consórcio nacional otimiza análise de crédito

O Consórcio Nacional Embracon, uma das maiores administradoras de consórcio do país, acaba de lançar o “Projeto Águia”, uma ferramenta inédita de análise de crédito. A apreciação, antes feita de forma manual e com um prazo que variava de três a sete dias, hoje é automática e dura, em média, 18 segundos. Este índice pode oscilar para menos, pois existem casos de aprovação de crédito com menos de 10 segundos.
“Na grande maioria das empresas de consórcio o processo de aprovação de cadastro ainda é realizado manualmente. Nosso processo já era diferenciado das outras administradoras, pois sempre privilegiamos o comportamento dos clientes junto ao Embracon e ao mercado, sem exigências descabidas de documentos. Mas o “Projeto Águia” provocou um impacto extremamente positivo junto aos clientes devido à sua inovação”, salienta Guido Savian, Diretor do Consórcio Nacional Embracon.
O projeto analisa dados sólidos dos clientes por meio de duas variáveis: comportamento e histórico. A primeira incide na relação do cliente com o Embracon, para aqueles que já possuem consórcios com a empresa. O consorciado é classificado em cinco categorias distintas, que o credenciam a um determinado nível, que pode chegar ao “Prime”. Já o histórico do cliente é verificado por meio dos dados pessoais, dos órgãos fiscalizadores, como SPC, Serasa e Receita Federal e através de um “scoring”, que classifica o consorciado. Se passar pelos órgãos e o sistema não detectar nenhuma irregularidade, o consorciado terá seu crédito aprovado.
“Realmente esse foi um grande investimento do Embracon. O sistema identifica os contemplados, analisa seu cadastro de acordo com nossa política, consulta o Serasa/Scpc e várias outras fontes disponíveis, registra o resultado no nosso sistema e já envia, automaticamente, e-mail ao cliente avisando-o da aprovação”, afirma Savian.
Em uma pesquisa realizada pelo Embracon com clientes em São Paulo, Paraná e Ceará, antes do projeto ser utilizado, no início de 2008, a nota média dada para o atendimento do Embracon foi de 9,3. “Temos plena convicção de que na próxima pesquisa esta nota, que já é boa, será ainda melhor”, pontua Savian.
Para a administradora, o sistema é um facilitador não apenas no momento da análise, mas também na satisfação dos clientes, que ficam a par de uma resposta em questão de segundos.

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