Pesquisar
Close this search box.

Conselho Nacional das Faps se reúne hoje e amanhã no Piauí

O Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) realiza, hoje e amanhã, a reunião do Fórum Nacional do Confap, em Teresina (Piauí).
A reunião contará com a participação dos presidentes das Faps de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, entre eles o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, e a diretora técnico-científica, Patrícia Sampaio, que estarão reunidos para discutir e tomar decisões sobre temas que envolvem as ações de C&T&I (ciência, tecnologia e inovação) em todo o país.
Entre os temas a serem discutidos está a organização da 4ª CNCTI (Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação), evento que tem como principal objetivo consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação como política de Estado e, também, apresentar subsídios para o desenvolvimento do Pacti (Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional) 2011-2014, a ser realizada em maio de 2010 em Brasília. Para isso, o coordenador nacional da conferência e representante do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), Carlos Aragão, irá apresentar as propostas e discutir a organização de eixos temáticos a serem abordados.
Outro tema importante a ser discutido na reunião, que contará com a participação da representante do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ana Lúcia Assad, será a metodologia de acompanhamento e avaliação de programas realizados em conjunto com as Faps e órgãos federais.
Para a diretora técnico-científica da Fapeam, Patrícia Sampaio, todos os temas a serem abordados durante a reunião são relevantes, mas os dois citados acima representam bem o papel que as Faps desempenham atualmente no país para promover o desenvolvimento da C&T&I.
“O Amazonas é um dos Estados que mais se destaca em investimentos em ciência e tecnologia no país. Por isso, consideramos essa reunião de trabalho estratégica para podermos continuar investindo no setor e contar com a parceria de instituições importantes como o CNPq, órgãos federais de fomento à pesquisa e as demais Faps”, ressaltou a diretora.

Política nacional

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa tem a finalidade de coordenar e articular os interesses das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, buscando a consolidação do espaço político-institucional das FAPs, contribuindo para o aperfeiçoamento da política nacional de ciência, tecnologia e inovação, promovendo a articulação entre os organismos federais e as fundações estaduais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar