Pesquisar
Close this search box.

Como Måneskin virou maior aposta do rock e foi escolhida para tocar antes do Guns no Rock in Rio

O Måneskin toca logo antes do Guns N’ Roses no dia 8 de setembro de Rock in Rio. O quarteto venceu o Eurovision, o famoso festival europeu, e a partir daí virou uma grande aposta do rock.

“Beggin”, o maior sucesso, é uma cover de uma música do Four Seasons, grupo pioneiro do rock nos anos 60. A versão do Måneskin chegou ao topo da parada global do Spotify em 2021.

Ela geralmente é a quarta música do show, que pode ter covers de “Womanizer” da Britney Spears, “I Wanna be your dog”, dos Stooges, e “My Generation” do The Who. O setlist tem canções compostas por eles e cantadas em italiano, como “Zitti e Buoni”, que costuma abrir os shows.

“É um festival entre os mais históricos e importantes do mundo, tocar lá é uma meta”, disse Damiano David, o vocalista da banda, ao Fantástico. “Estamos muito conscientes da trajetória que fizemos. Tivemos sorte, mas pensamos num dia de cada vez.”

“Com as roupas se pode interpretar uma personagem, mas simplesmente eu gosto e quero ter a liberdade de usar. Apenas eu gosto daquilo e não me importa se é de mulher”, comentou, ao ser perguntado sobre o figurino que usa.

Mas quem é o Måneskin?

Se você é fã do Måneskin, a “nova” banda mais ouvida e falada de 2021, deve ser por algum destes três motivos:

  1. É um quarteto cheio de estilo, que ajuda a renovar o rock;
  2. Tem repertório bem dividido entre covers e músicas próprias;
  3. É cercado de polêmicas, mas o rock clássico e bem cantado vai além.

Por outro lado, se você ouviu Måneskin e não curtiu, muito provavelmente pensou que:

  1. Eles são a versão hard rock da Vagabanda, com um rock de TV;
  2. 2021 e a salvação do rock vem de um sósia do Jack Sparrow?
  3. Não há inventividade, o Greta Van Fleet é revolucionário perto disso.

Quem tem delineador vai a Roma

O visual dos integrantes do Måneskin — Foto: Divulgação

O visual dos integrantes do Måneskin — Foto: Divulgação

O “nova” da primeira frase deste texto está entre aspas, porque o Måneskin não é tão recente assim. Ele foi formado em 2015, em Roma, capital da Itália.

Desde então, o vocalista Damiano David, a baixista Victoria De Angelis, o guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio já lançaram dois álbuns e um EP.

Mas a boa performance nas paradas mundiais só veio nos últimos meses. No fim de junho, eles levaram duas músicas ao top 20 geral do Spotify.

Nesta segunda-feira (5), “Beggin'” alcançou o topo, feito inédito para um artista italiano. A banda é da Itália, mas a versão original é americana. “Beggin” foi gravada pela primeira vez em 1967, pelo The Four Seasons, nome forte do rock da época.

Não foi a única a ganhar cover deles: os quatro já fizeram uma versão de “Somebody told me”, do Killers; e até uma de “Let’s Get It Started”, do Black Eyed Peas.

As duas covers viraram rocks de voz rasgada e riffs simples, dobradinha que domina a discografia do Måneskin.

É fascinante que um som tão clássico venha de músicos tão jovens. Damiano tem 22 anos, nasceu em 8 de janeiro, assim como Elvis Presley e David Bowie.

Os outros são ainda mais novinhos: Victoria, 21; Thomas, 20; e Ethan, também 20. Victoria já disse que o som do grupo é feito com “paixão e diversão”. Ela completou afirmando que a ideia é fazer “algo que nos permita desabafar”.

Banda Maneskin, da Itália, vence o Eurovision 2021, organizado neste sábado (22) em Roterdã (Holanda) — Foto: Peter Dejong/AP Photo

Banda Maneskin, da Itália, vence o Eurovision 2021, organizado neste sábado (22) em Roterdã (Holanda) — Foto: Peter Dejong/AP Photo

Os desabafos do Måneskin estão em rocks sobre caminhar sem rumo pela noite italiana fumando e descrevendo o que vê em um caderninho (como no maior hit deles, “Zitti e buoni”).

Há também menos boemia e mais amor, como nas baladas versando sobre paixões melancólicas por “Coraline” e por Marlena (“Torna a casa”).

Há também outros temas como ansiedade de ter 20 anos na pandemia (“Vent’anni”) ou ser várias pessoas em uma (“I wanna be your slave”), dando ideia da diversidade que a banda pretende representar.

Ethan Torchio, Damiano David, Victoria De Angelis e Thomas Raggi formam a banda italiana Måneskin — Foto: Divulgação

Ethan Torchio, Damiano David, Victoria De Angelis e Thomas Raggi formam a banda italiana Måneskin — Foto: Divulgação

Essa ideia está nas letras, mas também apareceu no palco. No final de junho, o vocalista e o guitarrista se beijaram no palco, durante uma transmissão na TV pública polonesa. Não foi por acaso. A Polônia vive uma onda de protestos pelos direitos LGBTs no país.

“Achamos que todos deveriam ter permissão de fazer sem nenhum medo. Pensamos que todos devem ser completamente livres para ser o que quiserem. Obrigado, Polônia. O amor não é nunca errado”, disse Damiano.

Banda italiana, nome dinamarquês

A banda italiana Måneskin — Foto: Divulgação

A banda italiana Måneskin — Foto: Divulgação

Måneskin quer dizer “luar” em dinamarquês. A escolha de uma palavra neste idioma é explicada pelo fato de a mãe de Victoria ser da Dinamarca.

Ela, Damiano e Thomas se conheceram na escola. Formaram uma banda cover, mas precisavam de um baterista. Acharam Ethan em um grupo do Facebook.

Logo depois, foram parar no palco do “X Factor”, na versão italiana do reality show de calouros. Ficaram com o segundo lugar, em 2017, e isso rendeu um contrato com a Sony Music local.

Em 2021, ganharam o famoso Festival da Canção de Sanremo, que rendeu a vaga no Eurovision. A ida ao evento com artistas de toda Europa rendeu cenas como Damiano bem à vontade, bebendo em uma entrevista coletiva.

Damiano David, vocalista do Måneskin, celebra em entrevista coletiva no Eurovision — Foto: Reprodução

“Zitti e buoni” não foi a mais votada entre os jurados do Eurovision, em Roterdã, na Holanda. Eles levaram o troféu por serem os favoritos do público.

Ganharam, mas com uma polêmica. O vocalista teve que fazer um teste de drogas provando que não havia usado substâncias ilegais no evento.

Nas redes sociais, espectadores afirmaram que ele tinha cheirado cocaína, enquanto esperava o anúncio do vencedor. Ele negou. Disse estar limpando um copo quebrado debaixo da mesa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar