Pesquisar
Close this search box.

Começo do ano é hora de planejar as finanças

Pagar as contas de janeiro sem dores de cabeça, conseguir poupar ganhos extras e investir no bem-estar da família. Esse é o sonho da maioria nesta época do ano, como no caso da funcionária pública Maria Elizabeth, que há um ano depois de quitar algumas pendências financeiras passou a controlar todos os gastos na ponta do lápis. “Organizando as despesas consigo me planejar para comprar ou fazer algo que quero muito”, disse. Ela acrescentou que pretende em breve fazer uma viagem.
E planejamento é a dica do vice-presidente do Corecon-AM (Conselho Regional de Economia do Amazonas), Aílson Nogueira, para quem deseja organizar o orçamento doméstico e ter uma vida financeira mais saudável. “O primeiro passo é anotar tudo, desde o que recebe e o que tem para pagar, somente assim será possível saber se irá sobrar ou ultrapassar o planejamento mensal”, destacou o economista.
Ele comentou que devido o início do ano ter tradicionalmente diversas despesas como IPVA ( Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), despesas com o material escolar e matrículas, é preciso cautela. “Porque apesar do salário mínimo ter aumentado, vários outros itens também aumentaram, entre eles, o fornecimento de energia elétrica, que teve ainda em novembro de 2011, a tarifa reajustada em 11,4%, mas sentiremos o reflexo disso agora”, comentou Nogueira.
Outros aumentos que podem pesar no orçamento a partir deste mês é do fornecimento de água, o reajuste de 5,9% foi anunciado em dezembro e passa a valer a partir de 28 de janeiro. Já as contas de telefone e TV por assinatura sofrerão aumento na alíquota do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre o consumo.
Para o vice-presidente do Corecon-AM medidas simples pode contribuir no fim do mês, como por exemplo, desligar aparelhos eletrônicos da tomada e diminuir o tempo de banho, podem ajudar no valor das contas de energia e água. “São atitudes simples que ajudam a reduzir os gastos”, ensinou.
Caso a pessoa já esteja complicada e no ‘vermelho’, Nogueira apontou que a saída é quitar as dívidas nas quais os juros são maiores. “Porque aí você se livra de um custo maior ao longo do tempo”, aconselhou o economista. Para ele, o ideal é tentar negociar a dívida à vista com o propósito de conseguir um desconto.
O economista José Laredo aconselha ter muito cuidado com os cartões de crédito e cheque especial. “Evitar pagar o mínimo dessas faturas, porque os juros são sempre muito altos”, explicou o especialista, que também recomendou evitar comprar por impulso, caso seja algo que você realmente precisa, procurar conseguir um desconto caso for pagar à vista.

Meu Bolso

Desde o ano passado a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), por meio do Portal Meu Bolso em Dia (www.meubolsoemdia.com.br/), oferece diariamente dicas de finanças pessoais para quem deseja começar 2012 no azul. “A organização do orçamento nem sempre é fácil, exige disciplina e acompanhamento constante”, afirma o diretor de educação financeira da federação, Fábio Moraes.
No site, o consumidor pode encontrar ferramentas que podem dar uma mãozinha na organização, como planilhas, cadernetas ou até mesmo um software, como o Jimbo, que é gratuito e ajuda a controlar melhor as contas individuais, familiares e a não esquecer a data dos pagamentos. Além disso, o Jimbo também mostra o planejamento financeiro dos próximos meses e indica a capacidade financeira para o pagamento dessas despesas.
Depois de organizar o orçamento, faça uma lista dos projetos para 2012. “Os planos podem ser de médio e longo prazo, como comprar um carro, fazer uma viagem para o exterior, ou entrar na faculdade. O importante é que a pessoa tenha em mente que os projetos estão ligados à situação financeira, por isso é importante um planejamento de poupança, pensar no quanto vale o projeto e por quanto tempo terá que guardar dinheiro para conquistar esse sonho”, disse Moraes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar