Pesquisar
Close this search box.

Clipe de Janet Jackson faz notebooks antigos desligarem, diz engenheiro da Microsoft

O principal engenheiro de software da Microsoft, Raymond Chen , revelou em seu blog na semana passada que a música Rhythm Nation de Janet Jackson tem a mesma frequência que os discos rígidos de alguns modelos de laptops mais antigos – chamada frequência de ressonância, que é a frequência natural de um objeto.

E, infelizmente, isso pode fazer com que os laptops desliguem. Essa coincidência maluca é comparável a como o vidro se quebra quando exposto a certos sons. Chen relatou que um “grande fabricante de computadores” não identificado descobriu isso quando os computadores próximos ao que estava tocando a música travaram.

“Eu não gostaria de estar no laboratório que eles devem ter montado para investigar esse problema. Não é um julgamento artístico”, escreveu Chen em seu blog.

“Acontece que a música continha uma das frequências ressonantes naturais para o modelo de discos rígidos de laptop de 5400 rpm que eles e outros fabricantes usavam”, de acordo com Chen.

No entanto, Chen disse que os fabricantes adicionaram um filtro personalizado no pipeline de áudio que detectou e removeu as frequências ofensivas durante a reprodução de áudio”, o que resolveu o bug.

“E tenho certeza de que eles colocaram uma versão digital de um adesivo ‘Não remova’ naquele filtro de áudio. (Embora eu esteja preocupado que nos muitos anos desde que a solução alternativa foi adicionada, ninguém se lembra por que ela está lá)”, escreveu Chen.

“Esperamos que seus laptops não estejam ainda carregando esse filtro de áudio para proteger contra danos a um modelo de disco rígido que não estão mais usando”, acrescentou.

Após seu lançamento nos anos 80, “Rhythm Nation” estreou em segundo lugar na parada Billboard Top 200. Também rendeu a Jackson uma indicação ao Grammy de “Produtor do Ano”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar