Cliente Carrefour já pode ir às compras pela internet

A rede Carrefour anunciou investimentos de R$ 50 milhões em um site de comércio eletrônico que reunirá na web oito categorias de produtos vendidos nas lojas físicas do grupo no Brasil

A rede Carrefour anunciou investimentos de R$ 50 milhões em um site de comércio eletrônico que reunirá na web oito categorias de produtos vendidos nas lojas físicas do grupo no Brasil.
De acordo com a multinacional francesa, a loja online www.carrefour.com.br, que está no ar desde o início do mês, contará com 15 mil itens vendidos no varejo, entre eles eletrônicos, produtos de informática, eletrodomésticos, cosméticos, produtos de telefonia e itens de cama, mesa e banho.
Além dos formatos já existentes e consolidados de lojas – hiper, super, atacado – e serviços – cartões, seguros, drogarias, turismo – a nova unidade de negócio é um canal de vendas pela internet, e a partir daí será iniciado um processo de maior integração entre todos eles.
Na prática, num mesmo espaço na internet, os canais estarão reunidos por meio de links, e o consumidor conseguirá visualizar e acessar desde ofertas de serviços, passando por todas as bandeiras do Grupo, até meios para interagir com a empresa.
O diretor-superintendente do Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo, afirma que o lançamento é um momento histórico para a empresa. “Apostamos no Brasil, e essa nova plataforma contribuirá para nosso crescimento orgânico e consolidação de nossas operações” diz Pueyo. “A nossa meta é criar sinergias entre os diferentes canais por meio do e-commerce, construindo uma relação mais estreita com os nossos clientes, e permitindo a ampliação na oferta de soluções e serviços”, assinala o presidente, acrescentando que por meio do novo canal, o Grupo estará presente em todo o território nacional: “Queremos oferecer a melhor experiência de compra online para nossos consumidores”.

E-commerce: um novo conceito

O Carrefour traz para a internet “um conceito diferenciado de vendas online, com soluções para a casa, estruturado em três grandes pilares: categorias de produtos, serviços e informações/conteúdo. Tudo dentro de um processo de maior interação com o consumidor, para apoiar todo o processo de compra” afirma Rodrigo Lacerda, diretor-executivo de marketing e responsável pelo projeto.
Pelo novo serviço, os clientes terão acesso pela internet a um mix de produtos adequados às suas necessidades, a informações abrangentes para facilitar a escolha, e a uma variada gama de serviços complementares, disponíveis já no momento da compra.

Nove categorias

O portal de vendas online oferecerá, inicialmente, nove categorias de produtos para compra: eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza e saúde, cine e foto, utilidades domésticas e cama, mesa e banho, com um total de mais de 15 mil itens. Até o final do ano de 2010, a expectativa é que estejam disponíveis mais de 80 mil itens para o consumidor.
“Nosso objetivo é dar suporte completo e eficiente ao nosso cliente, que estará adquirindo mais do que produtos, e sim uma solução ampla para a sua casa” destaca o diretor de e-commerce do Carrefour, Jonas Ferreira. Além disso, o consumidor poderá optar ainda pela garantia estendida dos produtos.
Ele explica que o conceito de solução já começa no momento em que o cliente realiza uma pesquisa no site: “Ele vai encontrar uma série de informações por meio do Guia de Compras e Soluções, que traz um comparativo entre os produtos de uma mesma categoria”, além de “orientações e informações que facilitam a vida do cliente no seu dia-a-dia, como dicas de decoração e melhor forma de uso do produto e até como atuar de forma sustentável,” explica Ferreira. Esse conteúdo incluirá vídeos e textos exclusivos produzidos para esse canal, que permitirão ao cliente definir com segurança o que é mais adequado ao seu interesse.
Os vídeos desenvolvidos pela rede trarão dois apresentadores que darão dicas específicas para a compra dos produtos em cada categoria. Além disso, textos produzidos por especialistas e consultores trarão informações de novidades e tendências dos itens relacionados.
Nessa mesma linha, o Carrefour online também oferecerá ao cliente serviços complementares e permanentes em sua residência, que vão desde a instalação técnica de eletroeletrônicos até o help desk para aparelhos de informática.

Barra personalizada armazena histórico de navegação do cliente pelo site

Entre as facilidades do site de vendas, a navegação intuitiva também é um dos destaques, com agrupamento de produtos por “uso”, como por exemplo, “acessórios para cozinhar” ou “acessórios para churrasco”, o que permite uma visualização mais rápida e refinada dos produtos pesquisados.
Outra novidade é a barra personalizada, que mostra um histórico da navegação para o consumidor, com maior grau de segurança. Durante essa navegação, a barra muda de cor ao entrar em áreas protegidas – a cor verde mostra que o consumidor poderá informar seus dados pessoais sem riscos.
O portal de vendas também permite maior interação com o cliente. Na página, será possível acessar o Blog da Cuca, portal de que permite a troca de informações entre consumidores Carrefour. A rede ainda trará ferramentas 2.0 e ações em redes sociais ao longo de 2010.
A equipe da rede no Brasil desenvolveu parcerias com empresas especializadas em e-commerce, além de ter desenvolvido em conjunto com o Centro Mundial de Competência Web do Grupo Carrefour um modelo diferenciado para ser replicado em outros países em que a rede opera.

Facilidades na compra

Para o primeiro mês de funcionamento, a rede preparou uma oferta especial para os clientes, que poderão parcelar suas compras em até 24 vezes sem juros no cartão Carrefour, além de encontrar diversos produtos com frete grátis.
O site aceita como formas de pagamento todos os cartões de crédito em até 12 vezes sem juros, cartão Carrefour, além de débito online e descontos à vista em boletos bancários.

Nova marca

A entrada do Carrefour no comércio eletrônico coincide com o lançamento do novo posicionamento da marca. A partir de pesquisas de mercado, foram definidas três linhas de atuação: resgatar o prazer de compra do consumidor; mudar o target de comunicação da marca, voltando-se para o consumidor moderno – como a mulher que está no mercado de trabalho ou o homem que se dedica muito mais às tarefas do dia-a-dia da casa – e o fortalecimento da atuação do Grupo, com seus diversos formatos e canais.

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