Pesquisar
Close this search box.

Cine Casarão apresenta filme sobre luta dos Uru-Eu-Wau-Wau

 

Cine Casarão, espaço dedicado ao cinema do Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, 279, Centro histórico de Manaus, apresenta o filme ‘O Território’ em sua grade de programação. O longa venceu duas categorias no Festival Sundance de Cinema (Prêmio do Público e Prêmio Especial do Júri para Arte Documental), e os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada pelo Instagram (@casaraodeideias) ao preço de R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).

No filme, com direção de Alex Pritz, o povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros. Embora prometida a autonomia sobre seu território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutiva e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras.

Tendo o desmatamento como consequência, o problema se tornou global. Com acesso inédito e coproduzido pela comunidade Uru-eu-wau-wau, o documentário coloca o público no centro desse conflito. Jovens líderes indígenas e ativistas ambientais arriscam suas vidas para defender a floresta, montando sua própria equipe de mídia independente, usando a tecnologia para expor a verdade e revidar. O filme será reexibido no sábado (10), às 18h.

Mais estreias

Ainda entre as estreias o público poderá conferir ‘Aquilo Que Eu Nunca Perdi’, de Marina Thomé. Nascida no interior do Mato Grosso do Sul, Alzira Espíndola começou a carreira musical com seus irmãos, Tetê e Geraldo, até emigrar para São Paulo nos anos 1980, onde construiu uma sólida carreira como compositora e intérprete com parceiros como Itamar Assumpção e Ney Matogrosso. Hoje, aos 65 anos, Alzira lidera uma banda de rock. O filme será reexibido domingo (11), às 17h30.

Em cartaz

Entre os filmes que seguem em cartaz estão ‘A Viagem de Pedro’ (domingo, às 19h), ‘Marte Um’ (sábado, às 19h30), ‘Os Segredos do Putomayo’ (domingo, às 16h) e ‘A Fantástica Fábrica de Golpes’ (sábado, às 16h).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar