Pesquisar
Close this search box.

Ciência a serviço da vida e do desenvolvimento

O conhecimento evolutivo das comunidades pesqueiras do Brasil, em especial as comunidades responsáveis pela pesca profissional artesanal no Estado do Amazonas, dono do maior estoque de peixes de água doce do mundo, avança há cada dia na compreensão da importância da água para a vida e da relevância da intervenção do conhecimento científico para a preservação desse recurso natural indispensável.
A 61ª reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o mais importante evento científico que Manaus já sediou, nos colocou cara cara com a realidade científica voltada para nossa realidade. Um verdadeiro desfile de conhecimentos e trabalhos científicos e culturais dos mais importantes autores.
O professor José da Silva Seráfico de Assis Carvalho, reuniu uma coletânea de artigos seus publicados na grande imprensa regional, ao longo da última década, mostrando claramente, como lançar mão do jornalismo como ferramenta para operar as transformações necessárias, numa proposta de biodiversidade a partir do respeito às comunidades tradicionais.
Estamos falando do livro “O desafio amazônico”, lançado durante a 61ª reunião da SBPC, realizada em Manaus de 12 a 17 do corrente. O compromisso e responsabilidade do professor autor com as questões amazônicas, se identifica na obra a partir da foto da capa, mostrando um curumim se locomovendo da forma mais original amazônica, em uma canoa a remo, num por de sol típico.
As mulheres e homens trabalhadores na pesca profissional artesanal, inegavelmente são a classe de brasileiros que mais sofrem as conseqüências das desigualdades sociais e. Na sua obra José Seráfico, mostra que o imperativo da constitucional estabelecido no artigo 3º da Constituição de 1988, para redução das desigualdades sociais e regionais é sempre negligenciada. Mesmo inserida na lei maior, como um dos objetivos fundamentais da República federativa do Brasil.
A histórica seca de 2006, que extinguiu cardumes e cardumes de peixes, como pode ser constatado no lago dos Reis, no município do Careiro da Várzea, em fim as variáveis situações climáticas na região, serviu para que José Seráfico fazer a recomendação no seu artigo Geopolítica das águas, para que os governos façam mais e mais investimentos, para que possamos cada vez mais produzir conhecimentos científicos sobre as águas da Amazônia.
As lideranças representativas dos profissionais pescadores artesanais dos Estados do Amazonas e Roraima, no âmbito das colônias de pescadores e federação e a CDIAPA, somam-se a esse esforço do professor José Seráfico em chamar a atenção das autoridades competentes, de que necessário é investir mais, para que possamos produzir muito mais conhecimentos científicos voltados para as águas amazônicas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar