Pesquisar
Close this search box.

Ciee e Fundação Roberto Marinho lançam programa Aprendiz Legal

Uma parceria entre o Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) e a Fundação Roberto Marinho resultou no lançamento, ontem, do programa “Aprendiz Legal”, que busca a capacitação profissional e a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Existente em outras localidades brasileiras, o projeto é fruto da lei federal 1.097/2000, que cria oportunidade de emprego em diversas áreas de atuação profissional. Somente em Manaus aproximadamente 900 pessoas já foram empregadas.
O público-alvo do programa são jovens de 14 a 24 anos de idade dispostos a ingressar no mercado de trabalho. Um dos principais objetivos é garantir oportunidade de emprego para os de baixa renda, que costumam ter prioridade no processo de seleção. Outra meta é aumentar o número de pessoas capacitadas na região Norte, por intermédio de capacitação profissional realizada pelo próprio Ciee ou pelas empresas envolvidas.
Dividido em quatro vertentes, o programa pretende qualificar jovens em práticas bancárias, vendas, tele-serviços e como auxiliar administrativo. De acordo com o gerente regional do Ciee, Sérgio Alencar da Silva, a parte teórica dessa qualificação é feita pela própria entidade, enquanto a prática é orientada pelas empresas. “O Aprendiz Legal não é um simples programa de estágio. Nele os participantes recebem um expressivo treinamento, e as empresas têm um papel importante nisso”, falou.
Sérgio disse que o Ciee recebe o cadastro dos interessados e o disponibiliza para as empresas, e são elas que convocam os jovens para o trabalho. É responsabilidade da empresa decidir também a forma de pagamento do salário, que pode ser mínimo fixo ou por hora.

Projeto oferece primeira oportunidade de trabalho em grandes companhias

Após ser convocado, o aluno entra no processo de qualificação. “Uma vez por semana o aprendiz recebe treinamento no Ciee, e nos outros quatro dias trabalha na empresa”, explicou o gerente regional do centro.
A aprendiz Jemiffer Karol Rodrigues, 19, é uma das beneficiadas pelo projeto. Há seis meses, ela e mais 50 jovens trabalham na Nokia como auxiliares administrativos. Cursando o terceiro período da faculdade de Letras, Jemiffer explicou que o trabalho está sendo extremamente importante na sua formação.
“Com o programa já aprendi muito sobre postura profissional e até conhecimentos técnicos de administração”. A aprendiz contou que já fez três cursos através do programa: introdução e oficinas de tra­balho, informática básica e auxiliar administrativo.
Jemiffer disse que o Aprendiz Legal lhe deu uma oportunidade única, de ingressar, sem experiência, no mercado de trabalho em uma empresa de grande porte. “Essa foi a oportunidade que encontrei para ao primeiro emprego. Aqui o trabalho é tranquilo e aprendo bastante. Como cumpro apenas quatro horas de trabalho, posso me dedicar à faculdade sem me prejudicar”. A jovem recebe um salário mínimo por mês da empresa.
Apesar de ser operacionalizado pelo Ciee, o programa teve sua metodologia toda desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, que é parceira no projeto por intermédio de um acordo de cooperação. “Eles que definiram a forma como selecionamos os aprendizes e confeccionaram todo o material didático do programa. Essa parceria é um sucesso e está dando oportunidade a milhares de jovens em várias regiões do país”, disse Sérgio Alencar.
Além do Norte, as demais regiões brasileiras já contam com esse programa, e o objetivo é ampliá-lo. Em Manaus, o próximo passo é selecionar novas empresas que receberão estes jovens. “Cerca de 100 instituições já trabalham com a gente, mas o convite está feito para que outras também possam aderir e dispor das vantagens oferecidas”, lembrou. A empresa inscrita no programa goza de redução em seus encargos. O FGTS, por exemplo, cai para 2%, e o INSS fica em 1%.
Aquelas interessadas po­dem entrar em contato com­ o Ciee pelos números 2101-4269 ou 2101-4273 ou por e-mail (juliana_tavares@ci esp.org.br). Os jovens que quiserem se tornar a

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar