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Ciclo MPE.net chega aos empresários do DF

Em 2008, o comércio eletrônico movimentou no Brasil mais de R$ 8,2 bilhões. As micro e pequenas empresas tiveram apenas 20% de participação neste montante. Para elevar esse percentual, realiza-se em todo o país o Ciclo de Seminário de Comércio Eletrônico para a Micro e Pequena Empresa, promovido pela Câmara e-net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), em parceria com o Sebrae e os Correios.
No primeiro semestre de 2009, o mercado eletrônico brasileiro deu uma resposta à crise econômica mundial: cresceu 27% em comparação ao mesmo período no ano anterior, o que corresponde a R$ 4,8 bilhões. A estimativa é de que, até dezembro, sejam negociados, no total, R$ 10,5 bilhões. O consultor da Câmara-e.net Edilson Flausino afirma que a presença das micro e pequenas empresas na internet é uma questão de sobrevivência
“A importância da entrada das MPE no comercio eletrônico é fundamental. Não existe mais aquela pergunta se ele deve ou não vender na internet; a pergunta hoje é: por que eu estou fora do e-commerce? Uma empresa que não está no comércio eletrônico, está perdendo negócios. A internet é uma janela que se abre e diminui as distâncias”
Segundo a gerente de Acesso a Mercados do Sebrae, Wang Ching, seminários como este servem para desmitificar as vendas por meio da internet para os microempresários. “Nós percebemos que precisávamos passar para eles que este é um meio seguro de fazer negócios. O nosso objetivo ao apoiar esse o ciclo é levar informação para que essas pequenas empresas entendam o potencial de se usar essa plataforma e para tirar o emblema de que a internet é algo caro e difícil”, disse.
O ciclo de palestras chegará ainda este ano a São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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