Pesquisar
Close this search box.

Centenário do vermelho e branco

O Sambódromo vai avermelhar no sábado (16) com a gravação do DVD “Garantido – O Boi do Centenário”, do bumbá vermelho e branco. O evento se torna ainda mais especial pela comemoração dos cem anos do boi que foi criado, em 1913, por Lindolfo Monteverde, numa humilde casa de pescador, na Baixa do São José, em Parintins e hoje ganhou o mundo.
Telo Pinto, presidente da AFBBG (Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido), lembrou que a primeira parte do DVD foi gravada em Parintins, na Cidade Garantido, e durou mais de três horas. “Agora, a segunda parte vai ser gravada em Manaus, começa às 21h e só acaba quando terminar”, brincou.
O espetáculo foi produzido em Parintins pela AFBBG e, em Manaus, quem assume a responsabilidade é o MAG (Movimento Amigos do Garantido), presidido por Rivaldo Pereira.
“Há um mês recebemos a incumbência de organizar a gravação do DVD em Manaus e foi uma decisão sábia de Parintins, pois com isso iremos homenagear aqueles que aqui em Manaus ajudam a realizar o Festival Folclórico de Parintins”, disse Rivaldo. Segundo ele, “mais de 600 artistas e 50 técnicos estarão envolvidos nessa que será a maior produção de todos os tempos já realizada pelo Garantido. Um espetáculo nunca antes realizado nem em Parintins, com equipamentos em guindastes e alegorias gigantes, que não caberiam no Bumbódromo”, destacou.
Mencius Melo, assessor de imprensa do MAG, falou que “aproximadamente 300 pessoas estão chegando de Parintins para enriquecer a gravação do DVD. Em Manaus, elas se juntarão a outras 300, todas integrantes da Batucada, do Comando Garantido e do Garantido Show”.

Como poucas vezes Manaus viu

Rivaldo lembrou que “desde que o governador Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo , no início da década de 1960, trouxe o Garantido para se apresentar no Festival Folclórico do Amazonas, então realizado no campo do General Osório, nunca tantos paritinenses da baixa do São José se deslocaram a Manaus para acompanhar uma apresentação do boi branco”.
Quem também virá da Ilha Tupinambarana para Manaus será parte do palco que foi utilizado para a gravação da primeira parte do DVD. “60% do palco, que lembra um terreiro iluminado, parecido com o terreiro onde o Garantido nasceu, será trazida da Cidade Garantido”, completou Mencius.
Aquecendo a animação, ontem foi realizado um ensaio aberto ao público que pode ver antecipadamente o que será apresentado em definitivo amanhã. “Hoje acontece um ensaio geral, porém, aberto somente para a imprensa e convidados. Trata-se de um registro histórico de uma super produção como poucas vezes Manaus viu”, esclareceu Rivaldo.
Todos os itens estarão presentes no acontecimento histórico: o amo Tony Medeiros, o pajé André Nascimento, a cunhã poranga Tatiane Barros, a rainha do folclore Patrícia de Góes, a porta estandarte Verena Muniz, o levantador Sebastião Júnior e o apresentador Israel Paulain.
“Quanto aos cantores, Ricardo Lira, Carlos Batata, Leonardo Castelo, P. A. Chaves, Márcia Siqueira e Caetano Medeiros cantarão duas toadas cada, inclusas no DVD como bônus”, disse Rivaldo.
Telo Pinto falou que em Parintins foram gastos R$ 250 mil para a gravação da primeira parte do DVD. “Em Manaus serão gastos cerca de R$ 120 mil. O DVD será composto por 18 novas toadas, cantadas pelo levantador Sebastião Júnior, enriquecido por um pout-pourri com mais 22 toadas antológicas nas quais participarão nomes como: Emerson Maia, Paulinho Farias e João Batista Monteverde”.
Os ingressos para a grande noite vermelha já estão à venda no Sambódromo, distribuídos em quatro setores: arquibancadas, pista, camarotes e mesas. Informações: (92) 9328-2981.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar