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Cashback aumenta fidelização e oferece vantagens às empresas

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Em meio a um mercado altamente competitivo, diversas empresas apostam na inovação para satisfazer clientes cada vez mais exigentes. A comodidade em realizar compras online associada a uma ampla busca de produtos e preços chama a atenção do consumidor – mas “comprar e receber” não é suficiente: o cliente precisa sentir-se valorizado.

Dessa forma, inúmeros programas de benefícios ao consumidor surgiram no mercado como uma ótima oportunidade de fidelizar clientes como recompensas em pontos, bônus nas próximas compras e programas de milhas, por exemplo.

Adaptando-se ao modelo de compras virtuais, está ganhando força no Brasil uma nova tendência de benefícios: o cashback. Prática muito conhecida nos Estados Unidos e na Europa, o cashback é uma modalidade de pagamento que devolve ao consumidor parte do valor gasto em compras.

A palavra “cashback” vem do inglês e significa, literalmente, “dinheiro de volta”. Funciona assim: ao realizar uma compra, seu benefício vem com a devolução de parte do dinheiro usado durante a aquisição. Diferentemente de programas de benefícios comuns, em que o consumidor precisa atingir determinado valor ou quantidade de pontos para retirar seu benefício, na modalidade cashback o dinheiro é recuperado automaticamente e imediatamente após a realização da compra. Além disso, cabe ao consumidor decidir quando e em qual estabelecimento irá utilizá-lo (vale lembrar que o consumidor só pode gastar a quantia em estabelecimentos cadastrados). Também é possível transferir o valor para uma conta corrente e sacá-lo – o serviço dá total independência ao cliente.

Benefício inteligente
Estudos da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, indicam que cerca de 15% dos consumidores mais leais de uma empresa são responsáveis por 55% a 70% do total de sua receita; e que investir em campanhas para atrair novos clientes sai mais caro do que manter os que já compram na empresa, ou seja, apostar na fidelização da clientela é sucesso garantido.

E esse é um dos grandes benefícios do cashback – a partir dele, a empresa consegue avaliar o perfil de consumo de seus clientes, quais são os produtos e serviços mais procurados e vendidos, além dos itens que apresentam baixa aceitação.

A partir dessas informações, a empresa pode aumentar o leque de serviços e produtos, aperfeiçoar a qualidade do atendimento e ajustar preços, por exemplo. Levar ao cliente exatamente o que ele busca é a receita para sua fidelização.

Apostando no serviço
Em Manaus, o Grupo Nova Era anunciou no mês passado que os supermercados da sua bandeira: Nova Era, Pátio Gourmet e Barato e Pronto já adotaram o sistema de compra com cashback. Para viabilizar o modelo, o grupo fechou parceria com a empresa Méliuz e todos os clientes que se cadastrarem receberão de volta 0,5% sobre todas as compras. Em alguns produtos selecionados no dia, a reposição pode chegar até 40% do valor pago.

Para receber parte do dinheiro de volta, os clientes devem se cadastrar gratuitamente pelo site -www.meliuz.com.br ou aplicativo do Méliuz (disponível para Android e iOS). Depois, basta informar o número de celular cadastrado no Méliuz, no ato do pagamento das compras, nos supermercados. O dinheiro de volta referente à compra é creditado automaticamente no extrato do Méliuz. Ao somar R$ 20 de saldo, o cliente informa seus dados bancários e pode solicitar o resgate do valor para sua conta ou poupança, sem nenhum custo no próprio aplicativo.

Além dos supermercados de Manaus, o sistema de devolução de dinheiro também está disponível em mais de 1600 lojas online parceiras do Méliuz, entre elas, O Boticário, Amazon, Submarino e Netshoes.

Outra empresa que também aposta no modelo é a UseOdonto, rede de franquias odontológicas, oferece o cashback em seus serviços a partir de uma parceria com o Konig Group, rede do segmento de máquinas de pagamento.

“Ao utilizar o cartão Konig nas redes da UseOdonto o beneficiário, seja individualmente ou em família, além de possuir descontos de até 30% nos atendimentos clínicos também pode utilizar o cashback em supermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas onde o grupo Konig possui parceria”, explica Daniel Spezamiglio, idealizador da UseOdonto.

Possibilitando que o cliente receba seu dinheiro de volta de uma forma simples e transparente, a marca garante inúmeras vantagens como conhecer melhor o perfil de seus clientes e registrar um crescimento orgânico das vendas. Além disso, Spezamiglio notou que o cashback reduz consideravelmente a inadimplência dos clientes: “Além de economizar e elevar seu potencial de compra, o cliente pode usar seu benefício para pagar a mensalidade do serviço e, com isso, zeramos o índice de inadimplência dos planos odontológicos da rede”, salienta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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