Pesquisar
Close this search box.

Carol Braz busca ‘furar a bolha’ na eleição para o Governo do Amazonas

A defensora pública Carol Braz teve seu nome confirmado como pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PDT, em ato realizado na sede da legenda em Brasília, no encerramento da convenção nacional do partido, na última sexta-feira, dia 21.  

O próprio presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, fez questão de destacar, em vídeo, a pré-candidatura de Carol que busca agora consolidar seu nome numa disputa praticamente polarizada entre velhos caciques e o atual governador. 

Carol Baz precisa, primeiramente, confirmar a sua candidatura no pleito deste ano. Em 2020, teve sua candidatura tirada da disputa por decisão do seu partido naquele momento, o PSC, do governador Wilson Lima. Caso seja confirmada como candidata, deve enfrentar o próprio Wilson Lima que busca a reeleição. 

Além disso, Carol precisa furar a bolha eleitoral no Amazonas, uma vez que as lideranças femininas não têm conseguido se consolidar na política, principalmente em disputas majoritárias. Caso vença, será a primeira governadora no Amazonas. “Acredito que venceremos esse preconceito com muita informação, trabalho, conscientização e com educação da nossa população”, disse. 

Antes mesmo de sua filiação ao PDT e o lançamento de sua pré-candidatura, pesquisas já colocavam Carol Braz na disputa. Pesquisa do Instituto Perspectiva, publicada no dia 27 de dezembro do ano passado, colocou Carol com 3,2% da preferência do eleitorado. Agora é esperar a curva na preferência do eleitor com a definição de sua pré-candidatura. Veja a seguir, a entrevista exclusiva cedida ao Jornal do Commercio e ao Portal JCAM: 

Por que a escolha pelo PDT e como você avalia essa disputa que começou bem antecipada para o Governo do Amazonas?

É importante dizer que antes da opção em aceitar o convite para filiação ao PDT, fiz uma escolha de vida. Desde criança em família vi minha vó se dedicar às pessoas, ora como missionária, ora como alfabetizadora de adultos, e isso marcou minha vida. O prazer que recebemos ao servir ao outro deve ser preservado e praticado. Sou Defensora Pública, profissão que tem a essência de levar Justiça aos vulneráveis, social e economicamente. Não foi uma escolha por escolha, foi o sim a uma missão. O PDT tem raiz profunda no trabalhismo e na Educação. Esse fundamento é a essência do fazer política para mim.    

Qual o diferencial da Carol Braz nessa disputa?

Não dependo da política, tenho minha profissão e encaro a política como uma possibilidade de poder fazer mais pelas pessoas, como uma verdadeira missão. Tudo que conquistei foi com muita luta e suor. Venho de família simples e não tenho padrinhos políticos. Tenho em minha história, uma vida de luta e de trabalho, muito honrada e respeitada, com prêmio nacional de reconhecimento do nosso trabalho (prêmio INNOVARE). 

Além da formação jurídica e da experiência profissional, acredito que também posso somar com a sensibilidade, cuidado, força e coragem de mulher, pois nunca tivemos uma mulher no governo do Estado. 

Como você bem observou, o Amazonas nunca teve uma governadora, como vencer o conservadorismo eleitoral no Estado?

Mais do que conservadorismo eleitoral, considero preconceito mesmo. Mas estamos em um momento no qual nações lideradas por mulheres foram reconhecidamente bem sucedidas no combate à pandemia, como Alemanha, Nova Zelândia e Taiwan, por exemplo. 

Uma pesquisa publicada em 2018 no “Journal of Economic Behavior & Organization”, realizada por Chandan Jha e Sudipta Sarangi em 125 países, revelou que governos com mais mulheres têm menores índices de corrupção. Um dado que nada tem a ver com a genética, apenas com o fato de que as mulheres, ao ocuparem cargos políticos, formulam políticas públicas que, efetivamente, melhoram a saúde, a educação e o bem-estar.

Esses dados são decorrência de um comportamento feminino baseado no cuidado desde pequena, quando a menina cuida dos irmãos e assume responsabilidades com a família desde cedo. 

Acredito que venceremos esse preconceito com muita informação, trabalho, conscientização e com educação da nossa população. 

Na ocasião da retirada de sua candidatura à Prefeitura de Manaus, nas últimas eleições, você disse que aquilo não era o fim de um sonho, mas o preparo para uma luta ainda maior. Já tinha noção naquele momento da candidatura à Prefeita que seria candidata ao Governo?

Tinha algo comigo muito forte que a política partidária faria parte da minha vida e assim como percebo e sinto minha profissão, seria uma missão. Sou muito religiosa e isso me ajudou a ter clareza do desafio de ser uma servidora pública, na mais bonita essência que essa expressão significa: servir ao outro. Aí surgiu essa oportunidade de uma candidatura ao Governo. Em breve e com a Graça de Deus, estaremos num período de pós-pandemia que será um momento de transição para uma nova vida em razão dessas lições que estamos aprendendo. A população não aceita mais discursos que não correspondem à realidade, à verdade.  

Como ficará o embate com o Wilson Lima, de quem já foi secretária?

Caso seja confirmada como candidata pelo meu partido PDT, não haverá problema algum em debater ideias, pois estou pronta para o debate com ele ou qualquer outro candidato.

A sociedade está desacreditada na política e sedenta por um caminho diferente do que vivemos há anos e anos. Estou disposta a ouvir a população, como sempre fiz em minha carreira pública. Chegou a hora de construirmos um Amazonas de todos nós, ouvindo as pessoas e debatendo com todos as soluções para o desenvolvimento econômico e a justiça social do nosso Amazonas

Carol Braz, Ciro Gomes e Luiz Castro no evento do PDT, em Brasília/Crédito: Divulgação
Acha possível contribuir para a alavancar o nome do presidenciável Ciro Gomes (pré-candidato à Presidência) entre os amazonenses?

Acredito que sim, pois o Ciro é o único presidenciável a apresentar um plano sólido de desenvolvimento nacional, consubstanciado, inclusive, em um livro à disposição da sociedade. Ele mostra o que vai fazer e como vai fazer. Seu plano de Governo não é apenas para um mandato, é um plano estadista que vai resgatar nossa indústria, que vai controlar a inflação em níveis baixos, que vai gerar empregos, reduzir as desigualdades, taxar as grandes fortunas, investir em internet e tecnologia para todos, entre outros benefícios. O estrago é grande no País, mas Ciro sabe como fazer a retomada do desenvolvimento. Conversei com Ciro sobre a necessidade de uma indústria local voltada para nossa produção local para desenvolver o interior onde temos recursos sustentáveis para ser exemplo global de bioeconomia, indústria da saúde e de cosméticos por exemplo. 

Fred Novaes

É jornalista
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar