Pesquisar
Close this search box.

Café do Brasil é sucesso de negócios no Japão

A participação dos Cafés do Brasil na Foodex Japão 2008, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, realizada esta semana no Pavilhão de Feiras de Chiba, na região metropolitana de Tóquio, foi um grande êxito. As torrefadoras e cooperativas de café participantes fecharam negócios da ordem de US$ 1 milhão e têm a ex­pectativa de novos acordos comerciais em torno de US$ 2 milhões nos próximos 12 meses.
Durante os quatro dias do evento, foram servidos aproximadamente 9.000 doses de café, entre expressos e cappuccinos, que foram preparados pelos baristas Saito e Takemoto –este último, campeão do concurso de baristas do Japão em 2008. Ambos foram contratados especialmente para o evento, cujo tema foi comemorativo aos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil.
A participação na Foodex contou com o apoio do Ministério da Agricultura e da Apex- Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que coordenou todo o pavilhão brasileiro.
De acordo com Guivan Bueno, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café, que esteve presente no evento, “todos os participantes ficaram impressionados com a qualidade dos importadores e das muitas possibilidades de negócios”.
Entre as empresas participantes do setor estavam Café Turmalin, Café Bom Dia, Caccer (Conselho das Associação dos Cafeicultores do Cerrado), de Patrocínio (MG) e Cocarive (Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde), de Carmo de Minas (MG)
Esta foi a segunda participação consecutiva dos Cafés do Brasil na Foodex. O Japão é o 4º maior país comprador de cafés em grão verde do Brasil, com uma média de 2 milhões de sacas/ano. O país também compra café brasileiro em grão torrado ou torrado e moído, cerca de 400 toneladas/ano –produtos ainda novos na pauta de exportações para este país. Além disso, é ainda um tradicional comprador de café solúvel, sendo o 6º maior mercado do Brasil, com uma média de 3.500 toneladas/ano.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar