Pesquisar
Close this search box.

Brasil reprova economia, mas se mantém otimista

https://www.jcam.com.br/PGB2_1008_010.bmp

Mas de 61% dos brasileiros têm esperança de melhora econômica para daqui a um ano

O Brasil é o terceiro emergente mais pessimista em relação a sua atual situação econômica, atrás apenas do Líbano e da Ucrânia, segundo uma pesquisa da Pew Research Center.
Segundo levantamento, 87% dos cidadãos brasileiros acreditam que a economia está ruim, contra 55% nos emergentes em geral. A média dos que avaliam a economia positivamente caiu de 32% no ano passado para 13% neste ano.
Mas de 61% dos brasileiros têm esperança de melhora econômica para daqui a um ano, enquanto a média dos emergentes é de 40%. A diferença é grande entre gerações: 79% dos brasileiros dos 18 aos 29 anos creem que a economia vai melhorar, contra 56% entre aqueles com mais de 50 anos.
O estudo foi feito em 40 países divididos entre desenvolvidos (como Alemanha e Coreia do Sul), emergentes (como Brasil e Argentina) e em desenvolvimento (como Etiópia e Gana).
São os desenvolvidos que têm a pior média de aprovação da situação econômica: só 40% diz que sua nação vive um bom momento, contra 46% nos países em desenvolvimento, líderes do otimismo.
A pesquisa também perguntou se os cidadãos acreditam que as crianças de hoje terão uma condição financeira melhor que a dos adultos atuais.
Os países menos desenvolvidos mostraram mais esperança: 51% de otimismo entre emergentes e 54% entre países em desenvolvimento. O Brasil fica acima da média, com 61%, e o líder é o Vietnã, com 91%.
Nos desenvolvidos, apenas 27% acreditam que a próxima geração terá um futuro mais confortavel.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar