Pesquisar
Close this search box.

Bolsonaro vem a Manaus e aposta na tecnologia

MARCELO PERES

Face: @marcelo.peres  Instagram: @jcommercio 

Tão aguardada pela população do Amazonas, a internet 5G será instalada até a próxima sexta-feira (30), segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha política a poucos dias do primeiro turno das eleições de outubro deste ano.

A confirmação do início da operacionalização do sistema de alta velocidade aconteceu durante o Seminário 5G.BR, evento promovido, ontem, pela pasta no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus. 

Manaus, porém, será uma das últimas capitais brasileiras a receber a tecnologia, aguardando a chegada da nova conexão pela InfoVia (rede em fibra óptica que será lançada do Pará), de acordo com o ministério. 

O problema é que (ainda hoje) 5 mil escolas no Amazonas não têm sequer acesso à luz elétrica, impactando negativamente nas instalações da nova tecnologia. Mas Fábio Faria minimizou a questão.

“Desde o início do governo Bolsonaro, 36 mil escolas receberam conexão com a internet, com investimentos superiores a R$ 560 milhões para conexão nas unidades escolares e na capacitação digital dos professores”, ressaltou o ministro. 

Ele reforçou as argumentações. “Se tem uma coisa que aprendemos durante a pandemia foi a importância do uso da tecnologia na educação. Vimos um período muito longo de escolas fechadas e isso não foi só no Brasil. Os sistemas educacionais do mundo não estavam preparados para o fechamento das escolas”, destacou o ministro.

Atenção

Embora crítico contumaz dos decretos presidenciais que reduziram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em prejuízo à ZFM (Zona Franca de Manaus), o prefeito da capital, David Almeida (Avante), vê a chegada do 5G com muita importância para fortalecer a indústria, o comércio e outros segmentos das atividades econômicas regionais. “Precisamos colocar a cidade no centro das atenções mundiais”, disse ele.

Para o ministro Fábio Faria, a tecnologia 5G será um grande avanço para que o acesso digital possa chegar a localidades de difícil acesso. E com conectividade de qualidade. Bolsonaro apontou as vantagens do sistema 5G, prometendo ampliar a conexão caso seja reeleito para comandar o Brasil por mais quatro anos.

“Estamos empenhados em fazer do Brasil um protagonista na inovação tecnológica, hoje o maior diferencial para o desenvolvimento de uma nação”, afirmou.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, exaltou “o time dos sonhos” de ministros do presidente da República. Segundo ele, o governo federal tem realizado uma “reforma silenciosa” na administração pública. “Temos como exemplo a retirada da prova de vida que agora usa dados públicos, eliminando à ida presencial a Previdência”, frisou. 

Outro ponto destacado pelo ministro foram as articulações para o mercado de ativos ambientais. “A Amazônia será a primeira beneficiada. E a chegada do 5G que irá permitir a integração do povo que habita a região, não por rodovias ou ferrovias, mas pela internet que permitirá aos habitantes de locais mais longínquos, por exemplo, trabalhar do local em que vivem”, afirmou. “A Amazônia tem um deserto digital e vai ser resolvido através do moderno leilão do 5G vai acabar com esse deserto digital”, disse.

Na visita a Manaus, Bolsonaro realizaria (no final da noite de ontem) um comício na avenida das Torres, zona norte da capital, para um público estimado de 30 mil pessoas.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar